Nova Atualização 4.2 para Linha PowerFT

maio 24, 2019

 

A Nova versão 4.2 para os módulos FT450, FT500, FT500LITE, FT550 e FT600 está disponível para download, antes de atualizar seu módulo, confira as instruções abaixo:

 

1º Passo – Antes de atualizar salve os mapas e logs salvos no módulo: Antes de mais nada é sempre bom fazer uma cópia dos mapas para o computador, então antes de instalar a nova versão, salve seus mapas importantes no computador, aproveite e baixe os logs que estão na memória do módulo FuelTech pois eles serão apagados após a atualização.

 

2º Passo - Baixe a versão 4.2 do FT Manager: FAÇA O DOWNLOAD DA NOVA VERSÃO AQUI  ou no menu "Softwares" no site FuelTech.
Em seguida, abra o programa e aguarde o final da instalação. (Caso o Windows Defender apresente um aviso na instalação, siga o procedimento no final da página.)

 

3º Passo - FT Updater: abra o software FT Manager, conecte o cabo nos FT450, FT500, FT500LITE, FT550 e FT600 e clique em “Ferramentas” e no ícone “ECU Updater”.

 

 

Uma nova janela surgirá, clique no botão “Download” e aguarde até o final da atualização, um aviso será exibido na tela. No espaço localizado na parte inferior da tela, chamado “Notas da versão”, estão descritas todas as novidades.

 


Novidades da Versão 4.2  

Clique no "+" e confira todos os detalhes das novas funções

 

Controle de comando variável em malha fechada VVT 

 

Controle de comando variável em malha fechada VVT: Este controle consegue alterar o momento de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape para otimizar o rendimento do motor em diversas condições. Com controle de até 4 comandos (2 de admissão e 2 de escape - para FT500 / FT500LITE, FT550 e FT600) e 2 comandos (1 de admissão e 1 de escape - para FT450).

 

    • FT500, FT550, FT600
      • 2 comandos de admissão
      • 2 comandos de escapamento

    • FT450
      • 1 comando de admissão
      • 1 comando de escapamento

 


Análise do sinal:
Na imagem acima é possível observar o botão "Análise do Sinal", esta função lê de forma automática os dentes do comando de válvulas. Selecione qual será a borda do dente que fará a sincronia do sinal de fase, esta calibração deve ser realizada com a chave de ignição ligada.

 

  • Mapas de alvo de controle para cada comando

 

 

  • A função anterior passa a ser chamada de “Comando variável (VTEC)”

 

 

Painel de diagnóstico 

 

Painel de Diagnóstico:

    • Remodelação do menu com acesso mais direto ao conteúdo desejado*

 

  • Nova página de diagnóstico como os valores mínimos e máximos atingidos*

*Compatível com FT450, 550 e 600.

Nova função “Blip” ou “Punta-Taco” 

 

Nova função “Blip” ou “Punta-Taco” para uso com aplicações com borboleta eletrônica: Esta função abre automaticamente a borboleta eletrônica na hora da redução de marcha, criando a condição ideal de rotação do motor para a troca de marcha em câmbios sequenciais.

Pode-se configurar:

  • Atuação no valor de posição do pedal : Valor em percentual que a borboleta abrirá para fazer o punta taco.

  • Tempo limite de atuação: Tempo em milisegundos do pulso de abertura da borboleta.

  • Tipo de acionamento: Selecione qual será o tipo de acionamento, por um botão externo ou via rede CAN configurando um botão no SwitchPanel.

  • Modo de acionamento do botão: Escolha se o acionamento da função será por 0V (terra) ou (12V) positivo

NOTA: Esta função foi desenvolvida para trabalhar em conjunto com módulo externo de controle de cambio sequencial com acionamento elétrico ou pneumático e possui uma saída específica para controle do "blip". Uso em carros de rua sem esse tipo de controlador requer ligação com relé externo e sinais de freio e embreagem para ativar o blip.

 

NITRO PROGRESSIVO #2

 

NITRO PROGRESSIVO #2: adicionada uma segunda função de nitro progressivo com as mesmas funcionalidades do nitro progressivo já existente, permite utilizar dois estágios de nitro progressivo.

 

Nova opção de controle de BoostController, por velocidade de referência

 

Controle de BoostController por velocidade de referência: Nova possibilidade de configuração do BoostController por meio da velocidade de referência, pode-se criar uma rampa de pressão de turbo conforme a velocidade de roda.

 

2 Borboletas Eletrônicas

 

2 Borboleta Eletrônicas: FT500, FT550 e FT600 passam a permitir o uso de 2 borboletas eletrônicas

 

Saída para troca de marcha passa a ser compatível com câmbio Liberty

 

Saída para troca de marcha passa a ser compatível com câmbio Liberty: Permite utilizar uma solenoide para cada marcha.

 

Sinal de FASE

 

Sinal de Fase:

    • Melhoria na leitura de múltiplos dentes do sensor de fase
    • Menus para configuração de fônica e fase foram separados para melhorar a clareza.
    • O modo de sensor “indutivo simples” da fônica passa a ser indicado como “não recomendado” tanto no FTManager quando na tela.

 

 

Análise do sinal de fase: No menu "Configurações do motor"> Sinal de RPM pode-se calibrar de forma automática o sinal de fase do motor. Na imagem acima é possível observar o botão "Análise do Sinal de Fase", esta função lê de forma automática os dentes do comando de válvulas.

Selecione qual será a borda do dente que fará a sincronia do sinal de fase, esta calibração deve ser realizada com a chave de ignição ligada.

Injeção Rápida

 

Injeção Rápida: Possibilidade de configurar o percentual de variação do TPS para considerar uma injeção rápida ou decaimento.

 

melhorias gerais

 

Aprimoramento na leitura dos sinais de Cardan (ATENÇÃO: essas melhorias tendem a apresentar mudanças na leitura, em especial no início do da passada, verifique e ajuste os controles baseados em driveshaft após a atualização).


Malha fechada: Toda vez que a configuração é alterada do modo avançado para básico os valores de PID serão redefinidos para os valores padrão.

Nomeclatura das Opções avançadas de mapa: Nomenclatura “básico” “avançado” alterada para:

    • Mapas: Linha ou Tabela
    • Atribuição de pinos: Automático ou Manual
    • Atribuição dos ângulos: Predefinido ou Customizado


Transbrake
: Adição de uma segunda saída de transbrake para uso com a lógica de troca de marchas do câmbio liberty. Esta saída é acionada durante o 2-step e serve para acionar o desacoplamento do câmbio e permitir o engate da primeira marcha ou da marcha a ré.


Abertura do injetor:
Os canais de
duty cycle de cada cilindro foram adicionados no barramento CAN.


Eletroventilador 2:
passa a permitir acionamento da saída por 12V.


GearController integrado:
passa a possuir configuração para bloqueio após largada.

 

FTManager:

    • A tela de controles por tempo passa a utilizar a suavização configurada no canal do LOG para exibição.
    • A tela de controles por tempo passa a assumir a cor de fundo dos valores do log na cor preta conforme configuração.
    • Todas as formas de detecção de marchas passam a permitir o uso da Saída para troca de marchas.
    • O botão de ativar malha fechada de corte do gear passa a estar bloqueado apenas quando a detecção de marcha não estiver habilitada e quando a detecção de marcha é efetuada via GearController integrado.
    • Efetuada correção da edição do menu do controle de Wheelie

FTDatalogger:

    • Nova função que permite zerar/calibrar a posição do amortecedor em um LOG
    • Adicionado a possibilidade de restaurar os padrões do log conforme o mapa através de um botão.
    • Na comparação de logs foi adicionado a possibilidade de alterar todas as cores de um grupo do LOG de uma única vez
    • Adicionado a exibição de N e R no canal de marcha do datalogger


Treino de Largada:
Melhorias no
treino de largada


Criação do canal de RPM da campana de embreagem:
utilizado principalmente em motocicletas, pois tem uma relação de engrenagens entre o virabrequim e o eixo primário/campana de embreagem.


OEM CAN:
Adicionada a opção do Camaro (2010) na OEM CAN

 

 

PWM Partida do Motor: Liberado o funcionamento da saída genérica de PWM durante a partida.

 

correções gerais

 

- Correção no datalogger da FT450 que poderia mostrar falha de leitura.


- Correção na função de tela de inicialização da FT450 que perdia a tela quando a memória do datalogger fosse apagado.


- Ajuste da nomenclatura do sinal de RPM no esquema de ligação do chicote das FT450 e FT550


- Aviso de que a versão já está atualizada caso tente atualizar novamente o FTManager.


- Correção no canal matemático de distância quando a unidade estiver em pés.


- Valores de tempo de injeção após pressionar “desligar o motor” passaram a ser atualizados.


- Correção de erro na FT450 que impedia que as configurações das saídas cinzas 3 e 4 fossem gravadas na memória interna quando utilizada a tela da ECU. O erro ocasiona perda de configuração ao reiniciar a peça e pode fazer com que uma determinada função não fosse configurada na saída correta.


- As funções de nitro progressivo agora usam a velocidade de tração em casos onde não há sensor de velocidade de arrasto/referência.


AVISO DO WINDOWS DEFENDER SMARTSCREEN

O Windows Defender SmartScreen pode exibir uma mensagem de aviso ao instalar o Software FT Manager, abaixo estão os passos A e B para instalar o FT Manager se isso acontecer com você:

A - Clique em "Mais Informações":

 

 

B - Clique em "Executar assim mesmo", e logo após a instalação irá iniciar:

 

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte técnico:

Telefone: +55 (51) 3019-0500
Email sac@fueltech.com.br
Whatsapp Suporte Técnico: (51) 99913-0687
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