Nova Atualização 4.3 para FT450, FT500, FT500LITE, FT550LITE, FT550 e FT600!

julho 07, 2019

 

A Nova versão 4.3 para os módulos FT450, FT500, FT550LITE, FT500LITE, FT550 e FT600 está disponível para download, antes de atualizar seu módulo, confira as instruções abaixo:

 

1º Passo – Salve seus mapas e logs antes de instalar a nova versão: Antes de mais nada é sempre bom fazer uma cópia dos mapas para o computador, então antes de instalar a nova versão, salve seus mapas importantes no computador, aproveite e baixe os logs que estão na memória do módulo FuelTech pois eles serão APAGADOS após a atualização..

 

2º Passo - Baixe a versão 4.3 do FT Manager: FAÇA O DOWNLOAD DA NOVA VERSÃO AQUI  ou no menu "Softwares" no site FuelTech.
Em seguida, abra o programa e aguarde o final da instalação. (Caso o Windows Defender apresente um aviso na instalação, siga o procedimento no final da página.)

 

3º Passo - FT Updater: abra o software FT Manager, conecte o cabo nos FT450, FT500, FT550LITE, FT500LITE, FT550 e FT600 e clique em “Ferramentas” e no ícone “ECU Updater”.

 

 

Uma nova janela surgirá, clique no botão “Download” e aguarde até o final da atualização, um aviso será exibido na tela. No espaço localizado na parte inferior da tela, chamado “Notas da versão”, estão descritas todas as novidades.

 


Novidades da Versão 4.3  

Clique no "+" e confira todos os detalhes das novas funções

 

Controle de câmbio automático 

 

Novo e exclusivo controle de câmbio automático para até 10 marchas, com acionamento de 8 solenoides de troca de marchas, solenoide de controle da pressão de óleo do câmbio e solenoide do acumulador.

Seguranças de RPM e velocidade para trocas de marcha, possibilidade de acionamento dos solenóides no 2-step e durante o controle de alinhamento.

 

 

Tabela de acionamento das marchas por TPS e velocidade.

 

 

Tabela de PWM (modulação de largura de pulso) do solenoide da pressão de óleo do câmbio por marcha e TPS.

 

 

Tabela de compensação do PWM do solenoide de pressão de óleo do câmbio por temperatura da transmissão.

 

 

Tabela de compensação do PWM do solenoide da pressão de óleo do câmbio na troca de marcha por TPS.

 

 

A função de câmbio automático foi projetada para transmissões sem comunicação via rede CAN, tendo sido testado nos câmbios 4L60E (GM), A4LD (FORD) e AW50 (GM). Para modelos diferentes de câmbio é recomendado consultar o Suporte Técnico.

 

 

 

Controle de Lockup 

 

Controle para o sistema de Lockup de câmbios automáticos com configuração para PWM máximo e mínimo da válvula, rampa de ativação e marcha mínima para funcionamento. Também possui diversas seguranças como:

  • Temperatura mínima do motor
  • Temperatura mínima do óleo da transmissão
  • Forçar o Lockup acima de determinada temperatura da transmissão
  • Desativar o Lockup durante redução de marcha
  • Desativar o Lockup ao acionar o pedal do freio

 


Tabela de Lockup

 

 

Leitura de chave de freio

 

Entrada dedicada para chave do pedal de freio que possui relação com a função controle de câmbio automático.

 

Leitura de seleção de marcha 

 

Nova função relacionada ao controle de câmbio automático que faz a leitura da alavanca da transmissão. Há diversas maneiras de fazer a leitura, usando 1 entrada para cada marcha, usando 1 entrada para todas as marchas quando há variação de tensão ao trocar a posição da seletora, com nível PWM ou através da rede CAN FuelTech quando utilizando SwitchPanel.

 

Leitura de paddle shift 

 

Nova função para troca de marchas de maneira manual quando o carro possui câmbio automático e a FuelTech estiver controlando a transmissão. Possibilidade de usar botões ou alavancas originais para fazer trocas de marcha de maneira manual quando desejado.

 

Modo osciloscópio 

 

Nova função no FTManager que analisa o sinal de RPM e de fase, mostrando o desenho da onda gerada pelos dentes da roda fônica e da fase.

Botão multifunção (LINE LOCK, staging,boost+) 

 

Novo botão que pode ser utilizado para 3 diferentes funções, operando da seguinte maneira:

  • Em outras condições o botão multifunção poderá ser usado como Boost+ quando a função BoostController estiver habilitada

  • Em condição de 2-step o botão multifunção vai funcionar com a função de controle de alinhamento

  • Em condição de velocidade 0km/h e leitura de RPM do cardã RPM, o botão multifunção vai ser como um botão de line lock

 

Configuração:

 

Exclusivo Pacote Bracket Racing

 

Nova função para corridas do tipo Bracket, onde é possível configurar 2 tipos de atraso de largada, funções de Bump Up, Bump Down e Super Bump e possibilidade para configurar o tempo próprio do carro e do carro do oponente.

 


Configuração das entradas para Delay box - Bum Up, Delay box - Bump Down, Delay box - Super Bump

Controle de Wheelie com base no acelerômetro interno (FT550LITE, FT550 e FT600)

 

Nova opção para corte e atraso de ponto de acordo com a inclinação do acelerômetro interno da FT550, FT550LITE e FT600 desenvolvida para carros e motos em condição de largada válida.

 

Corte de injeção e ignição GearController integrado e Saída para troca de marcha

 

Nova possibilidade de habilitar corte de injeção e ignição na função GearController integrado da FT550, FT550LITE e FT600 e também na função Saída para troca de marcha, utilizado principalmente em motores com combustível Nitrometano, motores rotativos e carros de circuito.

 

Novos canais datalogger

 

  • Delta TPS;
  • Tempo de injeção de enriquecimento e decaimento;
  • Estado do motor;
  • Primeiro pulso de partida
  • Botões das saídas genéricas;

Controle PID no corte do 2-step 

 

Nova modalidade de corte de 2-step, sistema de malha fechada de controle onde é possível ajustar ganhos PID para que a rotação fique mais próxima do alvo desejado.

 

Novas opções Nitro Progressivo 

 

Configuração de nitro progressivo nos cortes de arrancada (2-step, 3-step e Burnout);

Percentual de retorno de nitro progressivo pós pedalada: Nova configuração de valor de PWM inicial para retorno da rampa de acionamento do solenoide de nitro progressivo após uma pedalada, fazendo com que o nitro entre no motor mais rapidamente, pois muitos solenoides não conseguem abrir com PWM menor que um determinado número.

 

OUTRAS FUNCIONALIDADES  

 

  • Novo canal para leitura de temperatura da bateria por entrada analogica ou FuelTech EGT-CAN
  • Adição de uma segunda saída ativada por MAP
  • Botão para diminuir e aumentar suavização no software Datalogger;

 

 

  • Nova opção de configuração de botões para acionamento das Saídas Genéricas no Painel de Instrumentos

 

melhorias gerais

 

Atualização para 4 ajustes na ECU: Redução de 5 para 4 posições de memória de ajustes para permitir mapas maiores e expandir a capacidade para novas funções. No início da atualização da ECU é feito um backup automático dos mapas, sendo os mesmos salvos no computador por padrão na pasta C:\FuelTech, com indicação de número serial da ECU e ajuste ativo no momento;


Percentual de retorno de nitro progressivo pós pedalada: Nova configuração de valor de PWM inicial para retorno da rampa de acionamento do solenoide de nitro progressivo após uma pedalada, fazendo com que o nitro entre no motor mais rapidamente, pois muitos solenoides não conseguem abrir com PWM menor que um determinado número;


Atualização da função Detecção de marchas: O menu da função Detecção de marchas foi atualizado para ler até 10 marchas e ter compatibilidade com o novo controle de câmbio automático;


Alteração na leitura de pressão de freio: A entrada de Pressão de Freio passa a ser utilizada também para a função de controle de câmbio automático, permitindo configuração de uma janela de pressão para considerar freio acionado ou não. Essa entrada ainda garante o uso da função de arrancada de controle de line lock por pressão de freio, já previamente existente no software;


Lógica de escolha de velocidade na saída genérica de PWM: A velocidade utilizada para o controle da saída genérica de PWM tem preferência pela velocidade de arrasto, caso não tenha uma entrada configurada dessa maneira a ECU utiliza a velocidade de tração para o controle;


RPM mínimo para redução de potência na saída de troca de marcha: Adicionado campo de configuração para RPM mínimo para que a saída de troca de marchas aplique as reduções de potência como corte e atraso de ponto, permitindo sua utilização em carros de rua que possuem botão na embreagem para troca de marchas sem que isso impacte no uso de baixa carga do motor;


Nova opção para o dashboard ir para a tela 1 ao entrar em 2-step: Nova opção permite que durante o alinhamento e Burnout o piloto esteja em outra tela e ao alinhar com 2-step a ECU volte para a tela principal do dashboard;


Opção de seleção do tipo de RPM (controle/instantâneo) nos controles de RPM por tempo: Nova possibilidade para o RPM de referência dos controles de rotação por tempo (controles de largada), permitindo maior agressividade ou suavização dos controles;


Opção de seleção do modo de operação do acelerômetro (relacionado a versão de hardware FT550 e FT600);


Remoção das telas de “Valor x Tempo” nas funções por tempo da FT500;


Limitador de rotação passa a ter maior prioridade em relação a outros cortes de ignição quando o RPM passa do alvo do limitador;


Adicionado botão de partida na tela de diagnósticos de partida (FT450, FT550 e FT600);


Saída de troca de marhca configurada como Liberty desliga a última marcha após tempo configurado em uma largada válida;


Opção na saída de troca de marcha para considerar RPM do motor ou RPM do câmbio;


Adição de TPS mínimo no funcionamento do Line Lock;


Atualização do mapa de ângulo de fase de injeção para 400º até 4000RPM em mapas gerados a partir dessa versão;


Nova opção para que a bomba de combustível elétrica continue funcionando por tempo configurado após a partida, quando selecionada como “Durante a partida”;


Correção na rede CAN das ECU’s FT450 e FT500 para funcionamento com o módulo GearController.


Envio dos dados de fluxo de combustível e pressão de freio na rede CAN.


Atualização da comunicação CAN para o EGT-8 e SwitchPanel;


Redução do tempo de acionamento da saída de troca de marcha de 300ms para 50ms;


Versões NHRA e DT-C homologadas para regulamento 2020;



AVISO DO WINDOWS DEFENDER SMARTSCREEN

O Windows Defender SmartScreen pode exibir uma mensagem de aviso ao instalar o Software FT Manager, abaixo estão os passos A e B para instalar o FT Manager se isso acontecer com você:

A - Clique em "Mais Informações":

 

 

B - Clique em "Executar assim mesmo", e logo após a instalação irá iniciar:

 

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte técnico:

Telefone: +55 (51) 3019-0500
Email sac@fueltech.com.br
Whatsapp Suporte Técnico: (51) 99913-0687
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