Black Edition, uma Saveiro quadrada que você não verá outra igual

julho 28, 2020

Famoso por restaurações dos modelos VW, o By Deni Studio resolveu criar sua própria versão de um deles. O resultado foi essa Saveiro, transformada de um modelo Summer para o exclusivo Black Edition

A Saveiro Black Edition, quando o By Deni Studio resolveu de propósito não ser fiel a um modelo original

A Saveiro Black Edition, quando o By Deni Studio resolveu de propósito não ser fiel ao carro original (Foto: reprodução YouTube)

Goste ou não dos carros da VW, você provavelmente já ficou espantado com a riqueza de detalhes e qualidade das restaurações do By Deni Studio, oficina paulista especializada em veículos da marca alemã – sobretudo nos saudosos modelos conhecidos como quadrados. 

O que você talvez não tenha visto é uma criação própria de uma versão destes carros pelo estúdio. Pois ela existe: é a Saveiro Black Edition, um exemplar muito especial e repleto de personalidade da simpática pick-up, em que a fuga das características originais não foi um descuido, mas sim uma atitude (muito) proposital.

“A ideia foi fazer um carro customizado. Pegar um quadrado e fazer uma espécie de Hot (Road)”, conta Denílson Freitas, o Deni, responsável pelo estúdio. O projeto partiu de uma Saveiro Summer, também na cor preta, destinada a um cliente da Bahia. A pintura foi feita com nove demãos de verniz e se valeu de base preta utilizada para formular a tinta. Os para-choques são cinza, em estilo que remete aos adotados nos modelos 1993/94, mas com pigmentações douradas, visíveis quando expostas aos raios solares. 

As rodas aro 17 são inspiradas nas lendárias Weld, enquanto o friso lateral vem do Gol GL em versão customizada, com emblemas Black Edition em acrílico. O Gol 1000 cede para o projeto seu quebra-vento fixo e retrovisores, aqui transformados em elétricos. O vidro traseiro é limpo, sem janela ou grade, enquanto a tampa da caçamba possui acionamento elétrico. 

 Leia mais:

O diabo mora nos detalhes

O carro faz valer o ditado que diz que o diabo mora nos detalhes – até debaixo do capô. O motor é predominantemente em preto brilhante, repleto de peças – pintadas com a mesma tinta elaborada da parte externa – totalmente envernizadas e polidas, o que fica bem nítido em áreas como a pressurização, o coletor de admissão e a tampa de válvulas. 

O gerenciamento eletrônico é comandado por uma FuelTech FT450, com multibobinas, roda fônica cedida pelo Gol G6 e radiador redimensionado. A escolha da ECU é atribuída pelo criador de uma das Saveiros mais exclusivas já vistas pelos fãs da linha Gol ao seu custo-benefício, que ele define como “sensacional”.

O capricho e a exclusividade em cada detalhe terminam no interior do veículo: os bancos são oriundos do Gol GTI, mas com tecido preto e bordados em vermelho e branco customizados, acompanhados do nome do renomado estúdio. 

Alterações sutis

O capricho não escapou do motor, pintado com a mesma tinta composta que a carroceria

O capricho não escapou do motor, pintado com a mesma tinta composta que a carroceria (Foto: reprodução YouTube)

Os detalhes rubros se estendem ao volante personalizado – o carro possui direção elétrica, cabe ressaltar, diferente da versão original – do By Deni Studio, bem como ao revestimento aplicado na alavanca do câmbio, freio de mão e nos forros de porta, extraídos do Gol GTS. O painel do ar-condicionado, outro item de conforto desta Saveiro, foi deslocado para baixo, para permitir o encaixe da FT450 no console.

Já faz mais ou menos 25 anos que os quadrados saíram de linha na fábrica. E, ainda assim, eles continuam a nos surpreender. Sorte a nossa.




Leia Mais!

Protótipo com FuelTech crava novo recorde para categorias nacionais em Interlagos!
Protótipo com FuelTech crava novo recorde para categorias nacionais em Interlagos!

agosto 05, 2020

Primeira etapa da Império Endurance Brasil 2020 com recorde de FuelTech, clique e confira mais detalhes!

Clique e confira!

AJR, o carro mais rápido do Brasil é brasileiro (e usa FuelTech)
AJR, o carro mais rápido do Brasil é brasileiro (e usa FuelTech)

julho 31, 2020

Já teve curiosidade em saber qual o carro mais rápido do Brasil? A resposta leva apenas três letras: AJR. Conheça os detalhes desta máquina que bateu os temidos GTs da Europa nas pistas nacionais

Clique e confira!

Gurgel com motor Subaru, um lobo em pele de cordeiro em meio ao trânsito
Gurgel com motor Subaru, um lobo em pele de cordeiro em meio ao trânsito

julho 30, 2020

Um motor boxer, como o original, com 120 cv, foi capaz de transformar este Gurgel XEF num sleeper simpático e charmoso

Clique e confira!