Leitura de Sonda na FT250 e FT300

Outubro 02, 2013

Leitura de Sonda na FT250 e FT300

Nos módulos FT250 e FT300 é possível efetuar a leitura de sonda através da entrada de pressão Combustível/óleo (fio branco). A leitura de lambda não será exibida na tela do módulo, somente ficará gravada no Datalogger interno, utilizando o conversor USB-CAN você poderá baixar o log do módulo e analisar a leitura da sonda no software Datalogger.

Instalação Elétrica

sonda

Sonda WideBand
(Banda Larga):
possui alta precisão de leitura. Para enviar o seu sinal ao módulo FuelTech é necessário utilizar um condicionar externo compatível, como por exemplo WideBand-O2 Meter Slim ou WB-O2 Datalogger. A saída analógica (fio amarelo) deste leitor deve ser ligada à entrada de pressão de combustível/óleo (fio branco) do módulo FT250 ou FT300.

O sinal de lambda será registrado diretamente no log conforme o funcionamento do motor. Abaixo segue um log de exemplo que utiliza a sonda WideBand com o leitor FuelTech WideBand–O2 Meter Slim:

log sonda

Sonda Narrow: As sondas convencionais normalmente seguem um padrão de cores, o que facilita sua ligação. Abaixo está uma tabela com as cores normalmente utilizadas nos fios das sondas do tipo Narrow:

 

 

Cor do fio Sonda 4 fios Sonda 3 fios Sonda 1 fio
Preto Sinal Sinal Sinal
Branco (dois fios) 12V pós-chave e terra (ligae um no 12V e outro no terra, não tem polaridade) Não possui
Cinza Negativo da bateria Não possui Não possui

Como regra geral, se houver dois fios de mesma cor, um destes é o 12V pós–chave e o outro o terra.

Exemplo de log que utiliza a sonda Narrow. Na imagem abaixo o valor exibido é de 0,60V (600mV).

Configuração da Entrada de Sonda via Software ECU Manager e conversor USB-CAN
Para iniciar a configuração, conecte o conversor USB-CAN na porta CAN do módulo e a entrada USB do computador. Logo após, abra o software ECU Manager e clique no menu à esquerda “Configurações Complementares > Entradas e Saídas Auxiliares”:

  • Entrada 2: Branca - Selecione a opção “Entrada de Sonda Lambda”
  • Entrada de Sonda Lambda - Escolha o modelo da sonda utilizada:
    • Narrow - Sua leitura será registrada no Datalogger interno exclusivamente em Volts (V).
    • WideBand - Outras opções ficarão disponíveis para configuração.
  • Tipo de Visualização - Disponível somente para a sonda WideBand, pode-se selecionar a opção para leitura em Lambda, AFR Gasolina ou AFR Metanol.
  • Escala de Entrada - É a faixa de leitura enviada pela saída analógica do condicionador externo (WideBand-O2 Meter Slim ou WB-O2 Datalogger). Na WideBand –O2 Slim pode-se verificar a faixa de lambda em um adesivo no verso do módulo. Caso o sua Slim não possua o adesivo utilize o valor padrão de 0,65- 1,30 λ. Já o Datalogger possui a saída analógica configurável, para conferir seu valor conecte o módulo ao computadore abra o software Datalogger.

Clique em , em seguida em “Editar configuração do Datalogger” e selecione a aba “Propriedades do Datalogger”. Os tipos de escalas da saída analógica estão disponíveis em “Faixas de Lambda”. O valor selecionado neste menu deve ser o mesmo inserido no ECU Manager. Para maior precisão na leitura, caso não vá utilizar as faixas de lambda 4,99 ou 9,99λ, escolha a menor escala.

  • Offset - Se o valor de lambda entre o condicionador externo e o Datalogger interno apresentarem diferenças pequenas na leitura, em torno de 1,2λ, é possível utilizar o Offset para igualar os valores.

No exemplo abaixo o offset foi utilizado para igualar os valores de lambda, ou seja, o offset será somado ou subtraído conforme a diferença apresentada entre o leitor/sonda e o Datalogger interno.

Leitor Valor apresentado (λ)
Condicionador Externo (WideBand-O2 Meter Sim e Datalogger) 0,85
Valor Apresentado no Datalogger Interno da FT300 0,95
Offset -0,10

Como faço para atualizar minha FT200 para FT250?
Siga este procedimento de envio. Consulte o valor da atualização diretamente com nossa equipe, uma modificação de hardware será realizada para receber o Datalogger interno, além da troca do display para a versão OLED.

Softwares FuelTech
Todos os softwares FuelTech estão disponíveis para download em nosso site, faça o download do “Pacote de Softwares FuelTech”.

Por Tamara Siqueira