Arrancada: Show de recordes nacionais e sul-americanos no Velopark com a FuelTech!

outubro 28, 2021

Depois de três meses, a arrancada voltou ao Velopark em Nova Santa Rita (RS), para a segunda e terceira etapa do VP Series 2021. A prova foi realizada nos dias 23 e 24 de outubro, uma semana após sua data original, em função das previsões de chuva. Mas cada segundo de espera foi recompensado, com a presença ainda restrita do público, que pode assistir à prova das arquibancadas pela primeira vez desde o início da pandemia.

Mesmo com a chuva ainda tendo dado as caras durante o sábado, a corrida teve um show de emoções e marcas expressivas obtidas: nada menos do que os recordes brasileiro e sul-americano de carro mais rápido, carro com pneus drag radial mais rápido e moto de arrancada mais rápida em 201m foram estabelecidos no parque automobilístico.

Ah: nem precisava dizer, mas é claro que todas essas marcas vieram com carros equipados com FuelTech!

O carro mais rápido do Brasil - outra vez

Durante a prova do fim de semana, Roderjan Busato, da equipe Speed Unlimited, renovou sua condição de carro mais rápido do Brasil também em provas de 201m. O paranaense rasgou a reta a bordo de seu Camaro #174 da categoria Pro Mod em 3s789, a 313 km/h. Foi a primeira largada de um carro no país na casa de três segundos e sete décimos.


A equipe ainda comemorou o retorno às pistas do Camaro #47 de Aécio Feuzer. O catarinense venceu pela categoria Extreme 10,5 (XTM), um dos grandes shows do fim de semana, em puxadas contra o Cobalt de Ezequias João, o Subaru Impreza de Eduardo Verón, os Opalas de Rodrigo Leal e Jairo Dalla Valle, o Chevette de Ricardo Frandoloso e o Dodge Dart de Cláudio Castañon.

 

O filho de Cláudio, Gustavo Castañon, estabeleceu novo recorde pessoal com o Maverick #10 na categoria Traseira Super (TS), com 4s661. O tempo foi apenas 29 milésimos acima da melhor marca da categoria, que é de Diego Busato, agora na classe Pro Mod com o Camaro #88 e que também cravou novo recorde pessoal, com 4s072.

O novo homem a ser batido com drag radial

Um velho conhecido dos fãs voltou a se tornar a referência em velocidade entre os carros com pneus drag radial: é o paulista Celso Camargo, do Opala #101 da Julieta Competições. Ele cravou 4s681 na semifinal da categoria Turbo Traseira A e tomou para si a marca que era do companheiro Israel Fontanella, ainda com o Opala Metal.


Entre os carros de quatro cilindros com pneus drag radial, destaque para Ricardo Borba. Pela Turbo Traseira B, o gaúcho do Chevette #115 da equipe Kittler reforçou sua condição de carro mais rápido do Velopark ao cravar 4s920, também na fase semifinal. Borbinha coroou sua atuação com uma vitória por 56 milésimos na final contra o estreante Antônio Neto, em outro Chevette da Kittler.


Entre os carros com pneus radiais de rua, cabe ressaltar a atuação de Fernando Defendi. O gaúcho da Mecânica Longuinho ampliou sua hegemonia no Velopark pela categoria Dianteira Turbo C (DTC) e estabeleceu novo recorde com 6s788.


Fim de semana de marcas históricas

Uma das atrações do fim de semana foi a categoria Drag Bike, com um espetáculo de velocidade também nas duas rodas. E as motocicletas não decepcionaram: durante o fim de semana, Lucas Simas, com a drag bike da Paraná Motos, cravou novo recorde para o Brasil e América do Sul em duas rodas: 4s818, a incríveis 255 km/h de velocidade final em 201m!


O Subaru XTM com motor 4 cilindros preparado pela equipe Team Veneno do Paraguai também deixou sua marca no final de semana, o projeto que conta com apoio do preparador Jaques Pacheco rasgou a reta do velopark em apenas 5s123! É o Subaru 4 cilindros mais rápido do mundo nos 201m.


Para nós, da FuelTech, foi um fim de semana especial em vários aspectos. Enquanto tantos carros e motos, a maioria com gerenciamento eletrônico comandado pela FuelTech FT600, davam show no Velopark, o Corvette C8 de nosso CEO e fundador, Anderson Dick, tornava-se a primeira unidade do modelo no planeta a atingir a casa dos oito segundos em 402m: em Orlando, na Flórida, a máquina virou 8s973, a 258 km/h de velocidade final!

 

O fim de semana recompensador já nos deixa ansiosos para o próximo encontro da arrancada, o mais esperado de todos na temporada: o Festival Velopark, de 2 a 5 de dezembro. Vamos juntos escrever história outra vez!

Os vencedores do fim de semana (Categoria - Piloto - Carro - Equipe):

Drag Jr. 11s: Bernardo Moura (Drag #765)

Drag Jr. 10s: Yasmin Leite Dias (Drag #27)

Drag Jr. 9s: Isadora Leal (Drag #1777)

Drag Jr. 6,9s: Murilo Menegatti (Drag #787)

DT-A Light: Rhafael Odorizzi (Gol #597 - F1 Preparações)

DT-A: Marcos Pasqualini (Kadett #28 - Pasqualini Drag Racing)

DS: Evanir Fortunato (Gol #747)

FLD: Daniel Portella (Gol #76 - 76 Race Team)

FLT: Alex Dorn (Fusca #8)

TS: Gustavo Castañon (Maverick #10 - Castañon Drag Race)

XTM: Aécio Feuzer (Camaro #47 - Speed Unlimited)

Pro Mod: Roderjan Busato (Camaro #174 - Speed Unlimited) [RECORDE]

DL: Juninho Menegatti (Drag #323)

DTB: Carlos Marcolan (Gol #470 - Serro Motorsport)

DTC: Gabriel Novelli (Gol #778 - Serro Motorsport)

ST: Ricardo Zancanaro (Gol #770)

STL: Silviliano Frigo (Gol #117)

STT: Gustavo Menegasso (Caravan #111 - FastCustom)

TT-A: Adriano Steffani (Opala #81 - GCR)

TT-B: Ricardo Borba (Chevette #115 - Kittler) [RECORDE]

TST: Rodrigo Mazuco (Chevette #511)

TO: Mário Machado (Opala #79 - Rhonaldo Competições)

Desafio Street: Roberto Paulo Masignan (Chevette #305)

Desafio Racing: Juninho Menegatti (Gol #323)

Drag Bike: Lucas Simas (Drag Bike #59) [RECORDE]

Fotos: DragsterBrasil



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Leia Mais!

FuelTech no Armageddon: Show dos V8 na despedida de Curitiba!
FuelTech no Armageddon: Show dos V8 na despedida de Curitiba!

novembro 29, 2021

Segunda edição do maior desafio entre listas do Brasil pode ter sido última grande corrida de arrancada no autódromo de Curitiba, com 128 carros presentes!

Clique e confira!

Novo recorde: o Corvette C8 mais rápido do mundo é da FuelTech!
Novo recorde: o Corvette C8 mais rápido do mundo é da FuelTech!

outubro 19, 2021 1 Comentário

Em menos de um ano, modelo do CEO e fundador da FuelTech, Anderson Dick, deixou de ser carro zero quilômetro para se transformar no modelo mais rápido do planeta em uma pista de arrancada.

Clique e confira!

Ao mestre com o carinho: Cristian Silva, o professor da FuelTech!
Ao mestre com o carinho: Cristian Silva, o professor da FuelTech!

outubro 14, 2021

Neste Dia do Professor, nossa homenagem a quem já habilitou centenas de alunos em todo o Brasil a usar nossos produtos via FT Education, a divisão de treinamentos da FuelTech.

Clique e confira!