DICAS PARA
A CONVERSÃO


Aqui você encontrará algumas informações e dicas valiosas para a conversão elétrica de um veículo projetado originalmente para motores à combustão. No entanto, antes mesmo de nos concentrarmos nas dicas para a eletrificação, vamos conhecer alguns elementos que fazem parte do sistema eletrificado.

COMPONENTES E SUAS FUNÇÕES



VCU: É o cérebro de controle do sistema eletrificado. As VCUs FuelTech foram atualizadas para controlar o sistema eletrificado proporcionando a máxima performance, dirigibilidade e segurança em todas as aplicações. As linhas PowerFT e Vision FT possuem compatibilidade com os inversores, BMSs, conversores DCDC e carregadores de bordo mais populares do mercado, além de funcionalidades de dirigibilidade, segurança e diagnóstico.

Powertrain: É o trem de força do veículo elétrico. O conjunto composto pelo motor elétrico e inversor tem suas características de potência, torque e operação. Através de sua parceria com a WEG, a FuelTech está disponibilizando ao mercado 3 modelos de Powertrain testados em nossas conversões. São eles:

Pack de baterias: É o conjunto de baterias que alimenta o sistema eletrificado. A escolha do “pack” irá determinar a autonomia do veículo bem como garantir o desempenho, potência e torque do Powertrain.

BMS: “Battery Management System” é o sistema eletrônico responsável por monitorar a bateria de lítio, através da leitura de tensão e temperatura das células. O BMS também é responsável pelo balanceamento das células e por indicar aos sistemas o limite de corrente elétrica que pode ser carregado ou consumido da bateria.

PDU: “Power Distribuition Unit” é a unidade que faz a distribuição de potência da bateria de alta tensão para os componentes do sistema.

Cabos de potência: São os cabos elétricos com isolação adequada, que interligam o sistema de alta tensão.

Conversor DC-DC: É o responsável por converter a alta tensão da bateria de tração do veículo em baixa tensão para as tradicionais baterias de 12V. A FuelTech oferece os melhores modelos, compatíveis com nossos Powertrains. Acesse e veja.

Carregador de bordo: Equipamento destinado ao carregamento da bateria de tração, ele é chamado de OBC (On Board Charger), e converte a corrente alternada proveniente da estação de recarga para corrente contínua direcionada para a bateria de alta tensão. Você encontra aqui os modelos oferecidos pela FuelTech.

Tomada de carga: Local onde será inserida a tomada do carregador das baterias. Existem diversos modelos, sendo o mais comum o Tipo 2, disponível para venda em nosso site.

Transmissão: É o conjunto composto pelo sistema de embreagem e a caixa de marchas do veículo que será ligada ao motor elétrico.

SwitchPanel FuelTech: É um acessório opcional, mas extremamente útil em adaptações. O Painel tem botões que ativam diversas ações do sistema eletrificado e/ou do veículo, fazendo a comunicação com as VCUs FuelTech via rede CAN.

Bomba de arrefecimento: Bomba elétrica utilizada para circulação de líquido de arrefecimento do Powertrain (motor e inversor). O sistema ainda conta com o reservatório e o radiador, geralmente mantidos no veículo.

Bomba de vácuo: Bomba elétrica responsável por gerar vácuo para o servo freio (compensando o vácuo antes feito pelo motor a combustão).

DICAS IMPORTANTES


  1. Tenha em mente as suas reais necessidades, objetivos e a utilização que será imposta ao veículo eletrificado. Isso irá facilitar na escolha do Powertrain e dos componentes. Também é fundamental ter uma ideia do orçamento disponível e de análises técnicas e de viabilidade inerentes ao projeto.
  2. Motores elétricos como característica entregam torque máximo quase que de forma imediata em baixas rotações, é uma notável vantagem quando comparado a um motor a combustão. A combinação com as VCUs FuelTech irá garantir a performance, a dirigibilidade perfeita e segurança do veículo. A escolha da VCU dependerá da quantidade de sensores, atuadores e periféricos CAN necessários a cada projeto.
  3. Na escolha do Powertrain, procure uma configuração de potência e torque aproximadas ao motor à combustão que equipa originalmente o veículo. Essa medida é uma boa prática na adequação para que o veículo tenha a performance aproximada em relação ao desempenho e garanta segurança nas frenagens.
  4. Avalie antecipadamente as dimensões do Powertrain e o espaço reservado para ele no compartimento onde será instalado. Isso facilitará a conversão para ficar precisa e rápida, sem exigir muitas alterações. Calcular e medir antecipadamente os espaços para o motor, a transmissão e as baterias, certamente irá prover resultados positivos ao projeto.
  5. Cada Powertrain tem seu nível de tensão que exige um pacote específico de periféricos (BMS, DC-DC, OBC).
  6. Escolha adequadamente o conjunto de baterias ao Powertrain, verificando sua necessidade entre autonomia e performance.
  1. Baterias de chumbo tendem a ter a taxa de descarga inferior quando comparadas às de Lítio e são bem mais pesadas, impactando na performance e autonomia do veículo. Como vantagem, a bateria de chumbo não necessita de BMS e carregador especial.
  2. Algumas baterias de Lítio já vêm equipadas com o BMS e os circuitos da unidade de distribuição de potência (PDU).
  3. Para a conversão, além do motor, remova todos os componentes que fazem parte do sistema do motor a combustão, como tanque, linha de combustível, bobinas e os chicotes elétricos dedicados ao sistema do motor à combustão.
  4. Procure manter a posição original do sistema de transmissão. Isso irá facilitar a geometria dos eixos e semieixos ligados à transmissão, bem como suas movimentações na suspensão.
  5. Será necessária a confecção de algumas peças especialmente desenhadas para conversão. Entre as principais temos a flange de ligação para que o novo motor elétrico seja acoplado a transmissão, suportes para o motor elétrico, para o inversor, e a construção do alojamento seguro para as baterias.
  6. Para o acoplamento do motor elétrico na transmissão, respeite sempre as medidas e parâmetros de acoplamento originais do sistema a combustão.
  7. Projetos híbridos também são possíveis com as VCUs FuelTech combinando motores à combustão e os motores elétricos.
  8. Cada projeto exige parâmetros, configurações, sistemas, periféricos e acessórios distintos. Sempre que houver uma dúvida, procure nosso departamento técnico.
  1. O sistema eletrificado é capaz de operar com acessórios diversos como ar condicionado, direção hidráulica e a bomba de vácuo do sistema de freios. Nestes casos, especificamente, opte pelo compressor do ar condicionado, bomba de vácuo e sistema de auxílio da direção também elétricos, pois irá facilitar todo processo de conversão e controle do sistema efetuado pela VCU´s FuelTech.
  2. A confecção do chicote elétrico segue normas e padrões necessários para suprir a alimentação do sistema, e principalmente a segurança. Jamais subestime ou utilize componentes, acessórios, ou execute o chicote elétrico fora das especificações e recomendações de fábrica para cada um. Além do suporte técnico necessário, a FuelTech possui chicotes de sinal já prontos e você também pode os adquirir em nosso site.
  3. A refrigeração do motor elétrico e, em alguns casos das baterias, é de extrema importância. Na maioria das vezes o sistema de arrefecimento original do motor a combustão é capaz de prover a troca de temperatura necessária. Em todo caso, consulte o departamento técnico para saber se seu sistema é apropriado e também sobre as configurações para a manutenção da temperatura do motor elétrico, bem como das baterias quando possuem especificações para tal.
  4. Respeite sempre as normas de segurança exigidas e certificadas NR10, norma que visa segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem nas instalações e serviços com eletricidade.
  5. Jamais execute o projeto sem ferramental apropriado e/ou conhecimento técnico. Existem ferramentas e EPIs específicos para trabalhar com alta tensão

PÍLULAS FTE


PEQUENAS DOSES DE CONHECIMENTO.

Reunimos as principais dúvidas e curiosidades sobre os projetos de eletrificação da FuelTech em vídeos curtos.

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