Chegou a nova Sonda de banda larga Bosch LSU 4.9

maio 11, 2023

Mais avançada, mais rápida e muito mais precisa, a sonda Bosch LSU 4.9 é a evolução nos sensores de oxigênio.

 

Componente fundamental para a calibração correta da proporção entre combustível e oxigênio no motor à combustão, o sensor de oxigênio Bosch LSU 4.9 é a evolução do antecessor LSU 4.2. A nova tecnologia Bosch aplicada no sensor LSU 4.9 trouxe maior precisão e rapidez na leitura, proporcionando respostas muito mais rápidas e alta definição na leitura do resultado da queima na câmara de combustão. 

 

O que mudou entre a antiga LSU 4.2 e a nova LSU 4.9?

Apesar de ambos serem sensores de oxigênio, são produtos totalmente diferentes. A principal diferença está na precisão muito superior do sensor LSU 4.9 que usa corrente de bombeamento como referência, um sinal elétrico que elimina a possibilidade de contaminação da leitura da sonda influenciando na qualidade e precisão. A antiga LSU 4.2 usava o ar como referência, facilmente deteriorado por contaminação, vazamentos, e todo espectro que circunda a sonda no sistema de exaustão, portanto, a leitura da antiga LSU 4.2 era, de certa forma, imprecisa por estar passível a todas influências externas, a “poluição” resultante da queima na câmara de combustão contida no sistema de exaustão, isto é, se o ar contido no sistema de exaustão está poluído, contaminado, o ar de referência também informará uma leitura imprecisa da proporção. Já no sensor LSU 4.9 a referência é um sinal elétrico calibrado de alta precisão determinado pela corrente de bombeamento real. Isso elimina a contaminação contida no ar e traduz em um sinal extremamente limpo e preciso, inclusive, elevando a vida útil do sensor, projetado para 10 anos em condições ideais.

 

Além disso, a sonda LSU 4.9 possui novo design do tubo interno que protege o elemento sensor por uma dupla camada e uma sofisticada estrutura faz com que o fluxo do gás do sistema de exaustão rotacione em torno do elemento sensor e dificulta de forma significativa que “gotas” liquidas resultantes da condensação ou excesso de combustível atinja o elemento. Elevando ainda mais a qualidade, precisão, velocidade e durabilidade da sonda quando comparada ao antigo LSU 4.2.

 

Mas não basta trocar apenas o sensor, o condicionador da sonda precisa ser adequado. O condicionador FuelTech NanoPRO é projetado e calibrado para fazer o condicionamento e leitura do sensor LSU 4.9 seguindo todos os padrões técnicos exidos pelo projeto, informando com máxima precisão e velocidade de resposta o sinal captado pelo sensor, inclusive no controle de aquecimento e manutenção da temperatura da sonda, fator determinante para a qualidade, precisão e durabilidade do sensor.

 

Se você já tem a NanoPRO operando com a sonda LSU 4.2 e deseja substituir pela moderna LSU 4.9, basta trocar o chicote e fazer a configuração para o novo sensor LSU 4.9 na NanoPRO. Caso tenha alguma dúvida, por favor entre em contato com nosso suporte.