FuelTech 19 anos: Celebração de olho no futuro!

abril 22, 2022

O dia 23 de abril é sempre muito especial para a FuelTech: foi nesta data, em 2003, que iniciamos de forma oficial nossas atividades! Neste ano, chegamos ao nosso 19º aniversário em meio a transformações e novidades que chegam em velocidades cada vez maiores. O que também é motivo de festa, pois altas velocidades é com a gente mesmo!

Com a proximidade da chegada de seus 20 anos de fundação, a FuelTech se prepara para abrir sua terceira década de existência. Um novo ciclo que vai comportar uma série de expansões: de nossa sede, de nossa equipe, de nossos horizontes e de nossa paixão pelo que fazemos, mais acelerada e elevada do que nunca.

O início de uma nova era

A celebração de mais um aniversário acontece ainda no rastro de um período repleto de novidades e desafios. “Os dois últimos anos trouxeram muitas adequações”, reflete o diretor-executivo da FuelTech, Leonardo Fontolan, em referência ao período desde o início da pandemia. Os obstáculos, no entanto, não impediram a expansão da empresa. “Fechamos 2019 com 90 colaboradores e hoje estamos com 170”, pondera.


O período pandêmico foi de aprendizado e reinvenção no modo de trabalho da FuelTech. “Pretendemos manter trabalhos e funções híbridas, com alguns profissionais com funções 100% remotas”, conta. “Tivemos grandes aprendizados em áreas como tecnologia, agilidade na tomada de decisões e desenvolvimento da empresa. E conseguimos crescer tanto que, hoje, por mais que tenhamos aprendido a trabalhar remotamente, nenhum setor físico comportaria 100% de sua equipe”, continua.

O crescimento nos últimos dois anos fará com que a FuelTech inicie sua terceira década de vida em uma casa nova. “Temos tido ciclos de sedes a cada dez anos. Na nossa atual sede, ocupávamos um prédio e hoje estamos em quatro. Aumentamos nossa área de 900m² para 2.500m². Nossa nova sede terá um pavilhão na casa de 7.500m². A empresa vem num crescimento forte e constante e é natural que a gente precise de área, muito em razão da manufatura”, destaca.

A tendência é que a mudança para a nova sede, também em Porto Alegre (RS), ocorra no período da virada de 2022 para 2023. Um marco importante para o que virá por aí nos próximos dez anos.

Expansão em todos os sentidos

Uma das marcas da FuelTech em seus mais recentes anos - e que terá continuidade, em especial, com a mudança para a nova sede - é a expansão de sua linha de produtos. “Somos hoje uma das empresas mais completas do mundo em soluções de performance, com a oferta de uma gama variada de soluções, desde a ECU até volante, injetores e muito mais”, destaca Fontolan.

O diretor-executivo destaca também a busca constante pelo aperfeiçoamento dos produtos da empresa, de modo que o cliente não só não tenha seu poder de consumo afetado como ainda veja seu produto valorizado. “O produto lançado, por exemplo, em 2016, pode ser o mesmo de hoje em seu hardware, mas com nossas atualizações constantes e gratuitas, passam a ter funções idênticas a um módulo da mesma linha que sai zerado hoje de nossa fábrica”, pontua. “É uma preocupação com o cliente, para fazer com que, ao passar do tempo, o produto ganhe preço de alguma forma”, continua.

O 19º ano de vida da FuelTech ainda terá uma novidade especial: pela primeira vez, as ECUs da linha Power FT serão híbridas, ou seja, capazes de controlar, ao mesmo tempo, motores a combustão e elétricos. “Nossa área de eletrificação, na qual temos investido muito nos últimos anos, não é uma divisão dentro da empresa, mas uma multiplicação”, reflete Leonardo, que deixa claro: “não estamos abandonando o nosso nicho. Ao contrário: estamos agregando”.

Prestígio para além das fronteiras

Uma das maiores razões de comemoração é o prestígio internacional crescente que a marca FuelTech tem obtido. Nos EUA, por exemplo, a notoriedade da FuelTech permitiu à empresa estampar sua marca na NHRA FuelTech Pro Mod Drag Racing Series, uma das divisões da maior liga de arrancada do mundo.

“Em todos os mercados, a empresa tem tido um crescimento saudável, reconhecimento, fortalecimento e aumento de prestígio da marca a nível mundial e consolidando um cenário que podíamos perceber no Brasil”, destaca Anderson Dick. “E assim queremos seguir, agregando novas funções internas, profissionalizando a empresa e fazendo-a presente no coração de pessoas em mais e mais lugares”, frisa.


Neste 19º ano, a mensagem aqui na FuelTech é clara: manter o pé no acelerador. “Queremos novos clientes, novos parceiros, novos negócios, novos relacionamentos, novos recordes, estar em novos mercados, comemorar com o pé embaixo!”, encerra o diretor-executivo.

Que assim seja, neste ano e sempre!




Leia Mais!

Como instalar FuelTech?
Como instalar FuelTech?

maio 12, 2022

Quer melhorar o gerenciamento do seu projeto de rua ou pista com a FuelTech e não sabe por onde começar com a instalação? Confira aqui todos os detalhes de como e onde instalar!

Clique e confira!

O que é FuelTech?
O que é FuelTech?

maio 05, 2022

O que é FuelTech? Pra que serve? Qual a função? Posso instalar no meu carro? Confira o que é FuelTech, como funciona, benefícios e as principais aplicações!

Clique e confira!

FuelTech em motores diesel? Saiba como nossos módulos ajudam os brutos da Fórmula Truck!
FuelTech em motores diesel? Saiba como nossos módulos ajudam os brutos da Fórmula Truck!

abril 29, 2022

FuelTech na Fórmula Truck! As ECUs FuelTech já auxiliam dois caminhões da prestigiada competição de caminhões a manter seus motores protegidos e ganhar em performance, clique e confira todos detalhes na matéria!

Clique e confira!