O dia 23 de abril é sempre muito especial para a FuelTech: foi nesta data, em 2003, que iniciamos de forma oficial nossas atividades! Neste ano, chegamos ao nosso 19º aniversário em meio a transformações e novidades que chegam em velocidades cada vez maiores. O que também é motivo de festa, pois altas velocidades é com a gente mesmo!

Com a proximidade da chegada de seus 20 anos de fundação, a FuelTech se prepara para abrir sua terceira década de existência. Um novo ciclo que vai comportar uma série de expansões: de nossa sede, de nossa equipe, de nossos horizontes e de nossa paixão pelo que fazemos, mais acelerada e elevada do que nunca.

O início de uma nova era

A celebração de mais um aniversário acontece ainda no rastro de um período repleto de novidades e desafios. “Os dois últimos anos trouxeram muitas adequações”, reflete o diretor-executivo da FuelTech, Leonardo Fontolan, em referência ao período desde o início da pandemia. Os obstáculos, no entanto, não impediram a expansão da empresa. “Fechamos 2019 com 90 colaboradores e hoje estamos com 170”, pondera.


O período pandêmico foi de aprendizado e reinvenção no modo de trabalho da FuelTech. “Pretendemos manter trabalhos e funções híbridas, com alguns profissionais com funções 100% remotas”, conta. “Tivemos grandes aprendizados em áreas como tecnologia, agilidade na tomada de decisões e desenvolvimento da empresa. E conseguimos crescer tanto que, hoje, por mais que tenhamos aprendido a trabalhar remotamente, nenhum setor físico comportaria 100% de sua equipe”, continua.

O crescimento nos últimos dois anos fará com que a FuelTech inicie sua terceira década de vida em uma casa nova. “Temos tido ciclos de sedes a cada dez anos. Na nossa atual sede, ocupávamos um prédio e hoje estamos em quatro. Aumentamos nossa área de 900m² para 2.500m². Nossa nova sede terá um pavilhão na casa de 7.500m². A empresa vem num crescimento forte e constante e é natural que a gente precise de área, muito em razão da manufatura”, destaca.

A tendência é que a mudança para a nova sede, também em Porto Alegre (RS), ocorra no período da virada de 2022 para 2023. Um marco importante para o que virá por aí nos próximos dez anos.

Expansão em todos os sentidos

Uma das marcas da FuelTech em seus mais recentes anos - e que terá continuidade, em especial, com a mudança para a nova sede - é a expansão de sua linha de produtos. “Somos hoje uma das empresas mais completas do mundo em soluções de performance, com a oferta de uma gama variada de soluções, desde a ECU até volante, injetores e muito mais”, destaca Fontolan.

O diretor-executivo destaca também a busca constante pelo aperfeiçoamento dos produtos da empresa, de modo que o cliente não só não tenha seu poder de consumo afetado como ainda veja seu produto valorizado. “O produto lançado, por exemplo, em 2016, pode ser o mesmo de hoje em seu hardware, mas com nossas atualizações constantes e gratuitas, passam a ter funções idênticas a um módulo da mesma linha que sai zerado hoje de nossa fábrica”, pontua. “É uma preocupação com o cliente, para fazer com que, ao passar do tempo, o produto ganhe preço de alguma forma”, continua.

O 19º ano de vida da FuelTech ainda terá uma novidade especial: pela primeira vez, as ECUs da linha Power FT serão híbridas, ou seja, capazes de controlar, ao mesmo tempo, motores a combustão e elétricos. “Nossa área de eletrificação, na qual temos investido muito nos últimos anos, não é uma divisão dentro da empresa, mas uma multiplicação”, reflete Leonardo, que deixa claro: “não estamos abandonando o nosso nicho. Ao contrário: estamos agregando”.

Prestígio para além das fronteiras

Uma das maiores razões de comemoração é o prestígio internacional crescente que a marca FuelTech tem obtido. Nos EUA, por exemplo, a notoriedade da FuelTech permitiu à empresa estampar sua marca na NHRA FuelTech Pro Mod Drag Racing Series, uma das divisões da maior liga de arrancada do mundo.

“Em todos os mercados, a empresa tem tido um crescimento saudável, reconhecimento, fortalecimento e aumento de prestígio da marca a nível mundial e consolidando um cenário que podíamos perceber no Brasil”, destaca Anderson Dick. “E assim queremos seguir, agregando novas funções internas, profissionalizando a empresa e fazendo-a presente no coração de pessoas em mais e mais lugares”, frisa.


Neste 19º ano, a mensagem aqui na FuelTech é clara: manter o pé no acelerador. “Queremos novos clientes, novos parceiros, novos negócios, novos relacionamentos, novos recordes, estar em novos mercados, comemorar com o pé embaixo!”, encerra o diretor-executivo.

Que assim seja, neste ano e sempre!