Os carros equipados com FuelTech comandaram do início ao fim a prova que marcou a despedida do Império Endurance Brasil do Autódromo de Curitiba, em Pinhais (PR), realizada no último dia 2 de outubro. O circuito, um dos mais tradicionais do Brasil, deve encerrar suas atividades em 31 de dezembro de 2021.


A prova final da categoria dos carros mais rápidos do país na região metropolitana da capital paranaense teve vitória de Vicente Orige e Gustavo Kiryla, no AJR #444, da equipe MotorCar. Uma vitória redentora para a dupla, já que na passagem anterior do Endurance por Curitiba, em junho deste ano, eles haviam perdido a vitória na última volta, com um problema de câmbio.


O primeiro lugar na ocasião havia ficado com o AJR #11, também da MotorCar, que desta vez marcou a pole em pista molhada, com Renan Guerra. Na prova, o bólido, também conduzido por Emílio Padron e Marcelo Vianna, chegou na terceira posição, após perder dois minutos nos boxes na última janela obrigatória para troca das pastilhas de freio, precocemente desgastadas.


Melhor resultado em ano de estreia

A passagem do Endurance por Curitiba marcou o melhor resultado do AJR #99, da equipe RSports, que disputa sua primeira temporada na categoria. O carro, pilotado por Ricardo Rodrigues, Edinho Coelho e pelo chefe de equipe Leandro Romera, terminou em segundo na geral e na classe P1, a principal entre os protótipos.


Na penúltima hora de prova, os três primeiros colocados deram show e trocaram de posição de forma incessante. A batalha foi protagonizada por Gustavo Kiryla, Edinho Coelho e Marcelo Vianna, que naquela altura pilotavam os protótipos AJR de números 444, 99 e 11, respectivamente, todos com gerenciamento eletrônico comandado pela FuelTech FT600.

Acidente impediu resultado ainda melhor

O resultado para os protótipos com FuelTech poderia ter sido ainda melhor. Na segunda hora de prova, os carros da MotorCar eram os primeiros e seguidos por outros dois carros equipados com FuelTech nas três posições seguintes: o Sigma de Aldo Piedade Jr. e Jindra Kraucher e o AJR #26, de Oswaldo e Guilherme Scheer e de Gustavo Martins.


A disputa, no entanto, foi encerrada por um acidente quando Piedade e outro adversário se aproximaram de um retardatário na curva Zero. Os carros se tocaram, o que ocasionou a quebra de radiador do Sigma, enquanto o outro carro envolvido atingiu o AJR #26 de Martins, que vinha logo atrás. O incidente custou a sequência dos carros na prova.

Vitória em meio ao tumulto

A vitória em Curitiba também ficou com a FuelTech (e a equipe MotorCar) na categoria P3, em que Marcelo Peixoto e os irmãos Gustavo e Rafael Simon venceram pela segunda vez na temporada, com seu protótipo MRX. A prova foi movimentada do início, já que pelo menos três carros do mesmo modelo e da mesma categoria sofreram fortes acidentes ao longo da disputa.


A próxima etapa do Império Endurance Brasil em 2021 será a penúltima da temporada, no dia 6 de novembro. A prova marca a volta da categoria e de competições em nível nacional ao Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS). Que seja o prenúncio de outra grande corrida - e de grandes vitórias para os carros com FuelTech!


Fotos: William Inácio.