FuelTech no Endurance: Vitória dominante e recorde agora no Velocitta!

setembro 08, 2021

Depois de três anos, o Império Endurance Brasil voltou no último sábado (4) ao Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). No moderno circuito do interior paulista, nunca um protótipo havia vencido uma prova pela categoria dos carros mais rápidos do Brasil. Desta vez, no entanto, a marca foi quebrada. Com louvor - e com FuelTech!


Na prova de quatro horas de duração, a vitória ficou com o carro que lidera o campeonato: o AJR #11, que teve Emílio Padron, Marcelo Vianna e Renan Guerra. Guerra, em particular, deu um show de pilotagem: em sua estreia em um AJR, guiou nas duas primeiras horas de corrida de forma consecutiva e entregou o carro com quase duas voltas de vantagem sobre os rivais.

O paulista já havia estabelecido, na classificação, o novo recorde do circuito, com 1:21.641. A pole, no entanto, pelo sistema de soma da melhor volta de diferentes pilotos de um carro, coube à dupla Vicente Orige e Gustavo Kiryla, que lideraram as sete primeiras voltas até perderem a ponta para os companheiros da equipe MotorCar, que comandou a prova até a quadriculada.

Dobradinha e novidades

Na classe P1, a dobradinha de carros FuelTech foi completada pelo protótipo AJR #26, de Oswaldo Scheer e Gustavo Martins, da Mottin. Eles receberam a quadriculada a apenas dois décimos do segundo colocado na geral e vencedor da categoria GT3, o Mercedes AMG GT3 de Cacá Bueno e Ricardo Baptista.


A prova de Mogi Guaçu também marcou a estreia do gerenciamento eletrônico FuelTech em mais um AJR, o modelo #99, da estreante equipe RSports. O carro do trio Ricardo Rodrigues, Edinho Coelho e Leandro Romera chegou na terceira posição da classe P1, após largar pela primeira vez na primeira fila do grid.


Ainda no Velocitta, a FuelTech marcou a pole da classe P3 com o MRX de Carlos e Yuri Antunes. A dupla de pai e filho, porém, perdeu a vitória nos últimos minutos de prova, após enfrentar um problema mecânico.


Outro carro que vem sendo destaque é a terceira geração do protótipo Sigma P1, também com gerenciamento eletrônico comandado por uma FuelTech FT600 e que estreou no Endurance na etapa anterior, em Interlagos, com segundo lugar na categoria e quarta colocação na geral.

Na briga pelo campeonato

Com 150 pontos em jogo na próxima prova, Emílio Padron e Marcelo Vianna, do AJR #11, lideram o campeonato do Império Endurance Brasil, com 405 pontos. Com duas vitórias em cinco provas, eles possuem 60 tentos de vantagem para Bueno e Baptista, de Mercedes, que são os vice-líderes na geral.


Em 2021, o campeonato possui mais três datas previstas, com provas nos dias 02 de outubro, 07 de novembro e 18 de dezembro. O próximo encontro será no Autódromo de Curitiba, em Pinhais (PR). E estamos a postos em busca de mais vitórias e recordes entre os carros mais rápidos do Brasil!

Fotos: William Inácio