FuelTech no Festival: a prova mais esperada do ano agitou o Velopark

dezembro 08, 2020

Mesmo com todas as limitações ocasionadas pela pandemia da covid-19, os fãs brasileiros de arrancada não ficaram órfãos da prova mais esperada de todos os anos: o Festival, que pela terceira temporada consecutiva ocorreu no Velopark, em Nova Santa Rita (RS), maior complexo automobilístico da América Latina e que deu sequência ao formato do evento realizado por mais de duas décadas no Autódromo de Curitiba, em Pinhais (PR).

O Festival Velopark de 2020 foi bem diferente do anterior, quando a FuelTech em parceria com o próprio parque trouxe para o Brasil, de forma inédita, os astros Shawn Ellington (Murder Nova) e Daddy Dave (Goliath), do programa Corridas Proibidas. Desta vez, o evento aconteceu de portões fechados, com acesso extremamente restrito e testagem contra o coronavírus de todos que estavam credenciados a acessar o autódromo. 

O que não mudou foi nossa relação com a competição: a FuelTech esteve presente outra vez de forma maciça, em número de carros, vitórias e novas marcas obtidas!

 

FuelTech em todo o lugar

Para o Festival deste ano, o número de inscritos foi limitado e a prova realizada pela primeira vez em distância de 201m. E se o evento ocorreu em ⅛ de milha, mais de ¾ do grid utilizou nossos produtos, o que representa 198 de 234 carros com gerenciamento eletrônico comandado por uma de nossas ECUs, além de outros módulos, sensores e demais produtos da linha FuelTech.

Deste montante, 125 carros estavam equipados com a FuelTech FT600, produto que hoje é o principal dentro da linha Power FT de ECUs. A lista de inscritos apresentou 25 carros com FuelTech FT550, 11 com FuelTech FT450 e 30 com FuelTech FT500. Para nossa grata surpresa, encontramos ainda quatro competidores equipados com FuelTech FT400 e um com a FuelTech FT250 em meio aos participantes, além de um dragster com FuelTech WB-O2 Datalogger.

 

Das 17 categorias do Festival (sem contar as classes de dragsters, sem uso de injeções eletrônicas programáveis), 13 foram vencidas por carros equipados com FuelTech. Já entre os oito novos recordes da competição, seis foram estabelecidos por máquinas com nossos produtos - um dos restantes foi também obtido por um dragster, o Top Alcohol de André Takeda, que cravou a puxada mais rápida de 201m da história do esporte no Brasil: 3s795 @ 255km/h, tirando o pé 50m antes!


Invasão dos 4s

Dentro da pista, o Gol com sistema compound turbo de Ricardo Righi, piloto e preparador da RCR Motores, venceu pela Força Livre Dianteira e tornou-se o primeiro carro montado a atingir a marca de 4s em tempo de pista numa prova 201m no Brasil. Sua melhor largada foi de 4s875 @ 235 km/h. Fernando Yamanaka, com Gol de motor AP 8V da equipe 333, do preparador Márcio Souza Silva, também andou na casa dos 4s e fechou seu melhor tempo em 4s927.

Na Turbo Traseira B, o Chevette #27 de Leonardo do Valle, da Julieta, foi o primeiro carro de pneus drag radial com quatro cilindros a atingir a mesma marca. O piloto do time do preparador Vilson Ferreira fez seu melhor tempo em 4s979. No entanto, quem se deu melhor foi Ricardo Borba, com o Chevette #115 preparado pelos irmãos Maicon e Jean Kittler, do time que leva o sobrenome deles. Borbinha venceu o festival e ainda levou para casa o recorde, com 4s958 @ 232 km/h.

Já Malton Coimbra, dono de um dos aspirados de tração dianteira mais rápidos do planeta, ficou muito perto de atingir a mesma marca. Em sua primeira prova de 201m em muito tempo no Velopark, Maltinho venceu pela Dianteira Super com sua melhor puxada em 5s476 @ 200 km/h, depois de uma largada queimada na casa de 5s3. Recorde e festa do catarinense e da equipe MM Motorsport, comandada por seu pai, o ex-piloto Malton Porto Farias.


Dianteira Turbo Tudo!

As categorias irmãs Dianteira Turbo A e Dianteira Turbo A Light também foram de brilho para os carros com FuelTech. Na DTA, o paulista Júnior Siqueira fez o Gol Rallye da equipe RaceTech virar recorde com incríveis 5s539 @ 230 km/h e saiu com a vitória. Já na DTA Light, Fabíola Dal Bo mostrou que faz uma ótima dupla também dentro das pistas com o marido e preparador André Teruo e voltou a ser a melhor: vitória e novo recorde entre 33 carros, com 5s653 @ 227 km/h.

Entre os aspirados, a FuelTech andou na frente outra vez: Thiago Lemos, paranaense da equipe MM Motorsport, unificou o cinturão como mais rápido do Velopark em 201m e 402m. Vitória para o Gol #2200 e novo recorde com 7s190 @ 156 km/h. O carro de Lemos foi o único entre os recordistas a não utilizar FuelTech FT600: seu Gol de modelo Bolinha possui gerenciamento eletrônico comandado por uma FuelTech FT550.

O Festival ainda foi repleto de outros acontecimentos incríveis. Para citar alguns, Cláudio Castañon estreou seu aguardado Dodge Dart pela categoria XTM e cravou 4s978 @ 232 km/h em sua única largada oficial. Já Roderjan Busato beliscou o próprio recorde da Pro Mod com o Camaro #174 da Speed Unlimited e virou 3s864 @ 336 km/h. Em tamanho de grid e equilíbrio, a Dianteira Turbo B se destacou, com 36 carros na briga pela vitória.

 

Desafios superados

Além de toda a equipe de suporte técnico, o Festival Velopark foi visto de perto pelo CEO da FuelTech, Anderson Dick, bem como ao criador do canal Macchina e apresentador da FuelTech no YouTube, Tiago Kfouri, o TK. E todos ficaram positivamente impressionados. “A pista estava excelente. Não foram tantas puxadas válidas em função do tempo de pista disponível, mas com recordes expressivos. A Força Livre Dianteira, com turbo oito válvulas com compound turbo 16 válvulas brigando e andando juntos, foi uma loucura extrema!”, depõe Anderson.

“O evento foi excelente diante de todas as condições adversas. Diante da expectativa que se tinha para 2020, foi muito superior”, continuou, antes de destacar a importância do papel da transmissão ao vivo da prova pelo YouTube. “Acho que houve um grande passo - e a gente precisava ajudar isso a acontecer - que foi a transmissão. Mesmo quem estava distante pode acompanhar de maneira muito positiva tudo o que aconteceu. Foi um dos desafios, para fazer com o que o público, não estando lá, se sentisse incluído”, concluiu.

Que venha o Festival de 2021. Com tantos desafios vencidos quanto o de 2020, mas com o calor humano e a empolgação que foram marcas dos anteriores.


VENCEDORES (Categoria - Piloto - Carro - Equipe):

DJr 11s: Pietra Janovichi (Drag #09)

DJr 10s: Gustavo Maiello (Drag #172)

DJr 9s: Isadora Machado Leal (Drag #1777)

DJr 7s9s: Murilo Takeda (Drag #57)

DJr 6s9: Murilo Menegatti (Drag #787)

DTA: Júnior Siqueira (Gol #777 - RaceTech)

DTA Light: Fabíola Dal Bo (Gol #15 - Teruo)

DS: Malton Coimbra (Gol #177 - MM)

FLD: Ricardo Righi (Gol #388 - RCR)

XTM: Cristiano Júlio (Opala #331 - Los Hermanos)

TS: Márcio Júlio (Caravan #332 - Los Hermanos)

FLT: Zé Louquinho (Chevette #10 - Zé Louquinho)

DL: Breno Castañon (Dragster #22)

DT: André Takeda (Dragster #57)

PM: Roderjan Busato (Camaro #174 - Speed Unlimited)

ST: Thiago Lemos (Gol #2200 - MM)

STL: Bruno Ribeiro (Gol #27 - Columbia)

STT: Márcio Júlio (Opala #334 - Los Hermanos)

DTB: Adriano Scariot (Gol #2007 - GHS)

DTC: Marcos Henrich (Gol #211 - SilvaCar)

TTA: Adriano Steffani (Opala #81 - GCR)

TTB: Ricardo Borba (Chevette #115 - Kittler)

TO: Moisés Bortolan (Opala #17 - GCR)

TST: Giovanni Chemin (Chevette #27 - GHS)

 

Confira super entrevista com André Carrillo: