Largada mais rápida da história e show de vitórias e recordes: a arrancada voltou no Velopark!
Retorno das competições ao parque em Nova Santa Rita (RS) teve 15 vitórias em 16 categorias e quatro de cinco recordes batidos por carros equipados com FuelTech
Dez meses após o histórico Festival Velopark, em Daddy Dave (Goliath) e Shawn Ellington (Murder Nova), astros do programa Corridas Proibidas, vieram pela primeira vez ao Brasil com apoio da FuelTech, enfim a arrancada voltou ao complexo automobilístico localizado em Nova Santa Rita (RS). A primeira prova do ano, de portões fechados e com severas restrições sanitárias em função da pandemia da covid-19, foi realizada nos últimos dias 24 e 25 de outubro. Todas as disputas ocorreram em distância de 201 metros.
O que não mudou na volta da arrancada ao Velopark foram os resultados: das 16 categorias que tiveram pilotos na pista, 15 foram vencidas por carros equipados com produtos FuelTech. O mesmo vale para os novos recordes estabelecidos: em quatro das cinco categorias cujos melhores tempos foram batidos no fim de semana, as novas marcas foram cravadas por carros equipados com nossos produtos. O que nos enche de orgulho após tamanha espera para voltarmos a vibrar com esta competição que tanto amamos!
A mais rápida da história
Um capítulo à parte no retorno da arrancada ao Velopark foi escrito pela Pro Mod, disputada pelo Camaro #174 de Roderjan Busato e pelo Corvette #938 de Jader Krolow - ambos equipados com FuelTech. Eles disputaram quatro largadas lado a lado na prova. Krolow venceu a primeira por 28 milésimos de diferença. Busato deu o troco em seguida por apenas 20 milésimos. O paranaense abortou a terceira puxada, mas voltou com tudo para a final, onde bateu o Patrão por somente 85 milésimos (3s954 a 4s039 no tempo total).
A largada decisiva da categoria foi a mais rápida da história da arrancada no Brasil em 201m. Ambos viraram na casa dos 3s no tempo de pista: Roderjan cravou 3s891 (melhor tempo de pista de todo o fim de semana) contra 3s969 de Krolow, que apesar disso, foi mais veloz: atingiu 327 km/h de velocidade final na última puxada, contra 305 km/h. A versão brasileira da categoria nascida nos EUA está cada vez melhor - e certamente encheria os olhos dos próprios americanos!
Lado a lado até o fim
O brilho das disputas lado a lado foi visto em outras várias categorias no mata-mata, como a Turbo Traseira A (TT-A). Depois de uma classificatória complicada, Celso Camargo (Opala #101) voou nas eliminatórias e venceu com dois holeshots (quando o piloto vence com melhor reação, mas tempo de pista inferior ao adversário). Na semifinal, o piloto da Julieta Competições bateu Wellington Scalez por 5s025 a 5s094 (69 milésimos de diferença). Já na final 100% FuelTech, Camargo ganhou de Adriano Steffani, da GCR, uma das gratas surpresas do fim de semana, com 5s082 a 5s155 (apenas 73 milésimos à frente).
O mesmo fez Ricardo Borba (Chevette #115) na Turbo Traseira B (TT-B), versão da categoria voltada a carros com quatro cilindros. Na decisão, Borbinha trouxe a vitória para a equipe Kittler e a FuelTech com um holeshot de 5s624 contra 5s670 sobre Luís Aranha, meros 46 milésimos à frente. Outros destaques da categoria foram Israel Fontanella, sem poder acelerar seu Opala Metal, a bordo do Chevette com motor de Opala quatro cilindros da equipe Julieta. Já Leonardo do Valle foi o primeiro da categoria a andar na casa dos quatro segundos num fim de semana, mas a marca foi obtida num treino livre e não pode ser oficializada como recorde.
Outro pega marcante aconteceu na Dianteira Turbo A Light (DT-A Light): o paranaense Aldo Hiroshi (Gol #111), que até a penúltima classificatória não tinha tempo suficiente para avançar ao mata-mata, venceu Fabíola Dal Bo (Gol #15) por 86 milésimos. De quebra, tomou da veloz conterrânea o recorde da categoria ao cravar 5s666 no tempo de pista. Festa completa para a equipe Teruo, comandada pelo preparador André Teruo, que é esposo de Fabíola.
Tração dianteira em evidência
A força das mulheres também se manifestou na Dianteira Super (DS): na melhor prova de sua vida, Renata Pasqualete, da Tech Force, bateu duas vezes o recorde da categoria, a última delas na grande final contra o Gol de Leandro Sbroglio. Com tempo de pista de 6s051, Renata e seu Pálio Fivetech estabeleceram o melhor tempo para a categoria em uma prova de 201m no Velopark. No tempo total, a paulista de Andradina venceu o adversário por 6s130 a 6s370.
Outros dois pilotos equipados com FuelTech detonaram o cronômetro em categorias de tração dianteira: na Dianteira Turbo B (DT-B), Fábio Zarbielli (Gol #66) virou 6s532 no tempo de pista e trouxe de volta o recorde da categoria para a GCR Competições. Na Dianteira Turbo C (DT-C), Fernando Defendi manteve seu reinado na categoria em provas no Velopark e cravou 6s879, o que o fez baixar o próprio melhor tempo em seis milésimos.
A arrancada continua no Velopark com mais duas provas em 201m confirmadas: de 3 a 6 de dezembro, o parque sedia a terceira edição do Festival Velopark. Já em 22 e 23 de janeiro, a famosa reta de concreto recebe nova prova, desta vez em edição noturna.