Compatível com todos os módulos FuelTech, o sensor de rotação do turbo compressor consegue monitorar com precisão, a rapidez que o seu turbo está girando. Mas, como utilizar esta informação?

Após instalar o sensor de rotação em seu turbo, grave uma puxada e baixe o log do módulo FuelTech. Com as informações do log (pressão de turbo e rotação do turbo) + o mapa do turbo compressor fornecido pelo fabricante do turbo, você pode analisar a eficiência da turbina.
 

 

Exemplo de mapa de turbo: Você vai utilizar o eixo da esquerda (Razão da pressão de turbo) e as linhas de rotação do turbo (linhas em vermelho) para identificar em qual área seu turbo está trabalhando, caso você caia nas áreas acima e abaixo do gráfico, quer dizer que seu turbo pode estar trabalhando em zonas de mau funcionamento. O ideal é que seu turbo trabalhe na área central do gráfico, onde existem as áreas de máxima eficiência, além de representar maior segurança para o turbo e motor.

 

 

Outras vantagens em utilizar o sensor de rotação do turbo compressor:

✅ Identificar o limite da turbina "overspeed", evitando danos ao turbo e motor;

✅ Dimensionar o turbo compressor conforme suas necessidades, quem utiliza a configuração compound, pode identificar o quanto uma turbina está enviando para a outra;

✅ Extrair maior eficiência do seu motor de forma mais segura;

✅ Identificar restrições na entrada da turbina (exemplo filtros);

✅ Melhorar o alivio de pressão (exemplo: posicionamento wastegate, carga de mola da válvula, etc. )

 

 

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte técnico:
Telefone: (51) 30190500
Email: suporte@fueltech.com.br
Whatsapp: (51) 9-9690-1444
Messenger: Facebook FuelTech


Imagem: www.garretmotion.com

Siga a FuelTech nas Redes Sociais: