Nova atualização disponível: conheça a PowerFT 5.2!

janeiro 11, 2024

 

A mais recente atualização para nossa linha de VCUs PowerFT, já está disponível. A 5.20 representa um marco significativo em novas funcionalidades e aprimoramentos dos nossos produtos FT450, FT550, FT550Lite e FT600. Esta importante atualização entrega de forma gratuita aos nossos clientes, avanços tecnológicos desenvolvidos pela engenharia FuelTech. Novas oportunidades no gerenciamento veicular de altíssima qualidade e precisão.

Entre os destaques do pacote de atualização 5.20, temos a tão aguardada função no controle de transmissões DSG (Direct Shift GearBox), abrindo novos caminhos para os entusiastas que buscam a máxima performance no desenvolvimento de veículos Audi e Volkswagem. A comunicação via rede CAN entre a nossa linha de VCUs PowerFT e algumas TCUs (Transmission Control Unit), faz parte do nosso programa de desenvolvimento e testes, e as funcionalidades são possíveis para modelos específicos de TCUs, quando reprogramadas por especialistas*. Para saber mais sobre os modelos compatíveis e detalhes sobre a nova função de Controle de transmissões DSG, por favor, entre em contato com nosso suporte técnico.

*A reprogramação da TCU original do veículo não é realizada e/ou coberta pela FuelTech.

Nessa atualização, trouxemos a nova função WMI (Water Methanol Injection) que permite o controle preciso da injeção de água e metanol, através dos sensores de MAP, de temperatura de ar, de temperatura dos gases de escapamento EGT (Exhaust Gas Temp) e também por tempo de largada válida. A injeção de água e metanol ao ser pulverizada nos cilindros, absorve parte do calor e vaporiza, baixando as temperaturas dentro dos cilindros, diminuindo a probabilidade de detonação e possibilitando o alcance de potências ainda mais elevadas com segurança, inclusive em motores movidos a Diesel. As correções das curvas de ignição e injeção também podem ser realizadas via função WMI, permitindo assim, ajustes independentes para quando o sistema WMI estiver ativo.

Para melhorar o rendimento e a segurança dos motores turboalimentados, disponibilizamos a nova função BlowOff, que permite o controle eletrônico da válvula atuadora por variação do Delta do TPS (Throttle Position Sensor). Essa nova função melhora a resposta do motor ao Surge Flow do turbocompressor, reduzindo significativamente a carga de pressão que pode prejudicar o turbocompressor durante as reduções e nas trocas de marchas, quando a borboleta de admissão é fechada de maneira rápida, logo após a aplicação de uma plena carga. A função BlowOff também é capaz de operar na marcha-lenta, e durante o 2-Step e 3-Step, como auxiliar para incrementar a segurança e melhorar o rendimento da resposta do turbocompressor.

Temos ainda a implementação da função de Controle eletrônico do Relé principal, uma importante característica que atende veículos que não possuem chave de acionamento, e/ou usuários que desejam utilizar apenas um botão para ligar e desligar o sistema. Quando ativada pela VCU, a função pode ser temporizada ou ser programada para estar sempre ativa, isso viabiliza de forma perfeita o uso da VCU em aplicações que não possuem a chave de ignição, como alguns Jet-Skis e UTVs, que tem apenas um botão de toque simples para ligar e desligar. Nessa configuração a função usa o sinal deste botão para iniciar e temporizar o Relé principal que alimenta a própria VCU. O Relé permanece ligado até que o botão seja pressionado novamente, comandando a VCU para desligar a saída do Relé principal e cortar sua própria alimentação.

Outras funções incluídas nessa atualização referem-se a Comunicação CAN OEM para UTV, Jet-Skis e veículos Audi e VW. Para os Jet-ski Sea-doo 325 RXPX e RXTX 2024 disponibilizamos a comunicação com o painel original e sistema de reverso (iBR), permitindo substituir a ECU original por uma FT550/600. O UTV Can-Am Maverick X3 já pode contar com a comunicação do painel original e direção elétrica, permitindo substituir a ECU original por uma FT550/600, através de dois protocolos disponíveis; 2016 a 2020 / 2021 e acima, e do nosso Chicote Plug and Play FuelTech. Para os veículos Audi e VW estamos fornecendo a opção de enviar o sinal de RPM para painel original, através da rede CAN, atendendo inúmeras solicitações dos nossos usuários.

Além dessas importantes funcionalidades em destaque, a atualização 5.20 traz muitas outras funções e conta com aprimoramentos importantes. Atualize já a sua VCU da linha PowerFT com a versão 5.20 e conquiste o máximo desempenho para o seu veículo.