A FuelTech é uma empresa genuinamente brasileira, fundada no ano de 2003 e estabelecida na cidade de Porto Alegre, RS. Desde então vem desenvolvendo tecnologia e soluções para o mercado de performance automotiva. Se destaca através do pioneirismo em integrar usabilidade, performance e funcionalidade nos seus módulos de gerenciamento de motores, os quais inovaram o mercado mundial. Nossos produtos possibilitaram controle, edição de mapas, configurações e painel de instrumentos através do display de cristal líquido sensível ao toque integrado ao módulo, compacto e em formato tudo-em-um.

Nossa busca constante por inovação e muita dedicação abriram novas possibilidades e o resultado é visto pelo desenvolvimento constante de novos produtos. A FuelTech oferece um portfólio extenso de produtos e soluções, passando muito além do simples fornecimento da central de gerenciamento do motor.

Além de sua sede no Brasil, a FuelTech possui uma unidade nos EUA, a FuelTech USA, com sede na cidade de Ball Ground GA, de onde sai a distribuição dos produtos para diversos mercados como América do Norte, Oceania e Oriente Médio. Grande parte do desenvolvimento e testes são realizados na unidade FuelTech USA possuindo uma estrutura de dinamômetro de motores para mais de 5 mil cavalos de potência e muitos testes em aplicações de arrancada. Contamos com uma estrutura de Suporte Técnico local também nos EUA.

Para que servem os módulos FuelTech?

Os módulos de injeção programável FuelTech podem ser aplicados em diferentes projetos, confira abaixo alguns tipos de aplicações:

Injeção programável FuelTech FT550

1- Melhorar o sistema de ignição do motor

Em projetos clássicos, carros mais antigos, o sistema de ignição tende a ser do tipo mecânico, com avanços a vácuo e centrífugo, esses sistemas tendem apresentar falhas quando a manutenção não é feita de forma frequente e preventiva. O módulo FuelTech pode ajudar a melhorar o funcionamento desses projetos tendo menor necessidade de manutenção. Com o módulo FT é possível substituir o platinado, adaptar um distribuidor do tipo hall ou roda fônica, com essa mudança a leitura de rotação do motor será mais precisa, entregando mais informações para o módulo calcular o ponto de ignição.

Os módulos FuelTech efetuam o cálculo do ponto de ignição a partir da leitura de rotação do motor e outras informações, exemplo: Temperatura do motor, utilizando este sensor é possível efetuar correções no ponto de ignição conforme a temperatura do motor, esse ajuste é de muita importância e traz melhoras significativas de dirigibilidade, especialmente em situações de trabalho com o motor frio, onde um ponto mais avançado é necessário para uma resposta correta do motor.

Em resumo, o ponto de ignição passa a ser eletrônico, utilizando diversas informações para calcular e monitorar o ponto de ignição do motor, com isso o dono do projeto irá sentir uma melhora significativa no motor e com menor necessidade de manutenção como no sistema mecânico.

O vídeo abaixo mostra uma projeto carburado com injeção programável FT550 controlando somente a ignição, o Chevette passou no dinamômetro antes e depois da instalação do módulo, confira os resultados:

2- Melhorar o sistema de injeção do motor

Os módulos FuelTech substituem os carburadores? Sim!

Carros mais antigos possuem motor “carburado”, o que isso quer dizer? Indica que o sistema de alimentação do motor é feito por meio do carburador, uma peça mecânica que será responsável por “dosar” a entrega de combustível para o motor.

No funcionamento com o carburador o combustível passa pelos giclês, uma peça pequena em formato de tubo com orifícios, esses furos determinam a quantidade de combustível a ser misturada com o ar na admissão do motor.

E como é o funcionamento com o módulo FuelTech? Com o módulo FuelTech o combustível será calculado utilizando diferentes informações enviadas pelos sensores presentes no motor, como rotação do motor, vácuo, pressão de turbo, temperatura do ar e do motor, tensão da bateria e outros dados. O motor antes carburado, irá necessitar de componentes mais precisos para injeção de combustível, tais como: Injetores, bomba de combustível, dosador, mangueira, sensores, etc.

O tempo de injeção não será entregue por meio de um furo calibrado e sim pelo tempo de injeção configurado no módulo, tudo eletrônico. Você pretende sair com o projeto pela manhã e o motor está frio, sem problemas, o módulo possui ajustes no mapa de injeção para melhorar a partida a frio e facilitar o funcionamento nessa condição.

Além das correções, o módulo FuelTech possibilita o uso de diferentes combustíveis, você pode montar um mapa para trabalhar com gasolina e outro no álcool, um mapa visando economia e outro para brincar na pista. São diversas funcionalidades para melhorar o funcionamento, dirigibilidade, potência, segurança e autonomia do motor.

Esse Passat GTS Pointer possui mecânica aspirada e anda de FT já tem mais de 12 anos! Confira quais foram os beneficos que o dono percebeu ao instalar o módulo de injeção programável FuelTech:

3- Em paralelo com a injeção original

Em projetos de motores já injetados, recomenda-se a utilização do módulo FuelTech em duas ocasiões:

  • Preparação do motor
  • Substituição de uma injeção original mais antiga ou com avarias

Você já deve conhecer alguns tipos de modificações com objetivo de aumentar a potência e torque do motor, tais como: kit turbo, supercharger, óxido nitroso e outros vários tipos de preparações disponíveis no mercado.

Se você preparar o motor e manter a injeção original podem ocorrer graves problemas, como a falta de combustível, a injeção entrar em modo de proteção e falhas no funcionamento. Isso ocorre porque o módulo original não está preparado para suprir e gerenciar o aumento de potência e torque gerados com a preparação.

Com o módulo FuelTech você possui inúmeras funcionalidades para os diferentes tipos de preparações realizadas no motor, ajustes configuráveis, datalogger interno com dados de funcionamento do motor, diferentes mapas de funcionamento e muito mais.

E a injeção original? Você pode mantê-la em paralelo com a injeção FuelTech, a FT controla o motor e a injeção original continua controlando alguns periféricos do painel, airbag, iluminação, etc.

Caso sua injeção original esteja com falhas no gerenciamento do motor, por exemplo: parou de acionar a bobina de ignição, é possível instalar o módulo FuelTech para controle da ignição resolvendo o problema ou até assumindo o gerenciamento total do motor.

As injeções programáveis FuelTech não são voltadas exclusivamente para performance, os módulos podem melhorar o funcionamento de motores mais antigos, oferecer maior precisão e segurança para extrair o melhor do seu projeto e em caso de avarias resolver os problemas enfrentados com a injeção original.

Confira alguns exemplos de projetos preparados que utilizam o módulo FuelTech em paralelo com a injeção original:

4- Gerenciamento de projetos de alta performance

Os módulos de injeção FuelTech estão presentes em diferentes categorias do automobilismo, de um hotlap à NHRA, não importa se é arrancada ou circuito, a FuelTech oferece um gerenciamento completo e avançado para os projetos que buscam a alta performance.

Você ai encontrar fun
ções de arrancada como: função PRO-Nitro, saída para troca de marcha, pacote Bracket Racing, saída para acionamento de Line lock de freio, controle de alinhamento e muito mais. Já para carros de circuito como a categoria Endurance, você conta com recursos como: controle de tração ativo (que pode ser utilizado em outras categorias e projetos), função “Blip” ou “Punta-Taco”, paddle shift integrado, pit limit e diversas outras funções.

Por estar presente em diferentes projetos e segmentos, nos preocupamos em oferecer os melhores recursos, o time FuelTech trabalha no desenvolvimento de novas funções e tecnologias que trarão resultados para você andar na frente!

Confira abaixo alguns projetos de alta performance na arrancada, Off Road, Motos e circuito com greneciamento FuelTech:

5- Projetos Elétricos

Os módulos FuelTech da linha atual PowerFT fizeram parte do desenvolvimento da eletrificação, e com isso as ECUs se tornaram VCUs (Vehicle Control Unit, a Unidade de Controle do Veículo). Além de gerenciar por completo o motor de combustão interna, também podem gerenciar o motor elétrico e diversas outras funções importantes para o veículo, tais como: controle do torque e potência do motor elétrico, controles independentes de temperatura e de arrefecimento dos sistemas a combustão e elétrico, controle dos limites da bateria, de regeneração de energia e de recarga, e principalmente interligar todos os periféricos do veículo gerando melhor segurança e performance na aplicação.

6- Monitoramento em motores Diesel

Sim é possível instalar os módulos FuelTech em motores Diesel, neste tipo de aplicação o módulo atua com funções de dash e datalogger, este monitoramento e entrega de informações auxiliam a refinar o acerto dos caminhões em busca da melhor performance. Confira aqui mais detalhes sobre a FuelTech na Fórmula Truck!

Ficou com dúvidas sobre a linha de produtos, funcionalidades, instalação ou configuração?
Entre em contato com nossa equipe técnica para sanar todas as dúvidas:

Whatsapp 51-30190500
Telefone 51-30190500
Email: sac@fueltech.com.br
Chat online: www.fueltech.com.br