O que é Termopar?

março 10, 2022

O que é Termopar?

É um sensor de temperatura que pode te ajudar no acerto e diagnóstico do motor, quer saber como? Confira o conteúdo abaixo!

O que é Termopar? e qual a diferença para EGT?

Termopar é um sensor de temperatura, amplamente utilizado na indústria e possui diversos modelos e classificações para medir diferentes níveis de temperatura. No meio automotivo o modelo mais utilizado é o sensor termopar do tipo K, sua faixa de leitura é de aproximadamente -200 ºC até 1260 °C.

Se termopar é o sensor, o que é EGT? é a sigla de "Exhaust Gas Temperature" = Temperatura dos gases de escapamento, essa medição é possível utilizando o termopar diretamente no coletor de escapamento do motor.

Quais os benefícios em utilizar o sensor termopar?

O sensor é instalado na saída do cabeçote, diretamente no coletor de escape de cada cilindro, ou seja, desta forma você faz a leitura de temperatura de escapamento individual por cilindro, possibilitando maior precisão no monitoramento do motor.


Após fazer a instalação e iniciar a leitura dos valores de temperatura, é importante não focar em um valor único para cada cilindro e sim no equilibrio entre os cilindros. Por que não se orientar por um valor "x"? O valor de temperatura de escapamento pode variar a partir de vários fatores:

- Contrapressão no coletor de escapamento (quanto maior a contrapressão, maior a temperatura);
- Posicionamento dos sensores no coletor de escapamento;
- Desenho do coletor de ecapamento;
- Ponto de ignição;
- Quantidade de combustível;

Por isso, não se preocupe em encontar o valor "x" e sim analisar o equilíbrio nos valores de temperatura entre os cilindros, se estiverem próximos indica boa saúde do motor e que os cilindros estão gerando mesma potência entre eles.

Como melhorar o acerto e diagnóstico do motor com o termopar?  


O sensor termopar vai informar os valores de temperatura e a partir deles você pode fazer diagnósticos do motor, se um dos cilindros diminuir ou aumentar a temperatura de forma significativa em relação aos demais cilindros, pode indicar a existência de avarias no funcionamento. Exemplo: Após uma puxada você notou que um dos cilindros baixou 40°C, este diagnóstico pode ser resultado de uma perda de vedação da válvula de escapamento daquele cilindro, sem vedação o combustível injetado irá sair cru no escapamento, baixando a temperatura dos gases de escapamento.
Esse exemplo aconteceu com um carro bem conhecido, o piloto e preparador do 4 cilindros entre os mais rápidos do mundo, o Cobalt de Cáca Daud.

E no acerto? No acerto do motor o termopar pode te auxiliar no ajuste do ponto de ignição e tempo de injeção. Quando o ponto de ignição está muito atrasado, consequentemente a temperatura de escape aumenta. Assim como um injetor desbalanceado (fluxo maior que os outros injetores) pode injetar mais combustível naquele cilindro, diminuindo a temperatura dos gases de escapamento.

Você usa two-step? O termopar pode te ajudar de forma mais precisa que a sonda lambda!

Ao ativar o two-step acontecem cortes de ignição no motor, esses cortes interrompem a ignição, com isso o combustível sai cru pelo escapamento, "bagunçando" o valor de lambda. O termopar pode te ajudar de forma mais precisa a acertar o ponto de ignição e combustível no two-step, nessa ocasião as temperaturas de escapamento tendem a ficar mais elevadas, se os valores entre os cilindros se mantiverem próximos indica que a quantidade de combustível e ponto estão coerentes. Exemplo: se um dos cilindros começar a baixar temperatura de escapamento continuamente no two-step, pode indicar que não está mais gerando potência, a vela provavelmente não conseguiu acender e o combustível está esfriando o cilindro, neste caso pode-se reduzir o combustível e efetuar novos testes.

Confira essas e outras dicas com Cacá Daud, super vídeo utilizando logs e mapas de exemplo:

Onde encontrar o sensor termopar?

Você pode encontrar diferentes modelos de sensores no site FuelTech, o novo modelo TERMOPAR TIPO K TOP FUEL - IMPORTADO - FTUSA-48" foi desenvolvido e testado na filial FuelTech USA, foi aplicado em motores de alta performance em uma das categorias mais extremas da arrancada norte americana, a TOP FUEL (aproximadamente 8.000 cv de potência).

Alta resistência
Maior precisão
Leitura rápida  

Qual módulo FuelTech é compatível com o sensor termopar?

Para projetos de até 4 cilindros você pode utilizar o EGT-4 ou em motores 6 e 8 cilindros o EGT-8, ambos possuem comunicação CAN com os módulos da linha PowerFT (FT450, FT550 e FT600), sobram mais entradas para utilizar com outros sensores.

Você pode analisar o valor de temperatura diretamente na tela da injeção programável FuelTech ou no log, que é o gráfico do datalogger interno (via computador e software FT Manager), exemplo de um log na imagem abaixo. 

Quais são as dicas para efetuar a instalação dos sensores de forma correta?

Existem diversas dicas na hora de instalar os sensores de forma correta:

- Sensores do mesmo modelo;
- Devem ser posicionados com mesma distância da saída do cabeçote;
- Devem ser posicionados com mesma profundidade no duto do coletor de escapamento;
- Leia o manual de instalação antes de efetuar a ligação elétrica, o padrão de cores dos fios pode variar com o modelo do sensor;
- Jamais corte a ponta do sensor para posicioná-lo no coletor de escapamento;
- Caso precise estender os fios é necessário utilizar o conector compensado no meio do caminho.

Essas e outras dicas foram explicadas por Cacá Daud em sua oficina, utilizando projetos de pista, confira:

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte técnico:
Whatsapp 51-30190500
sac@fueltech.com.br