Seis metros, eixo duplo e um V8 supercharger: a Silverado do De Leon nos EUA

julho 02, 2020

Tudo é grandioso na Silverado do diretor técnico da FuelTech USA. O peso, o tamanho, a potência, as reações rápidas e a suavidade ao dirigir. 

De Leon e sua singela Silverado V8 para o dia a dia: tão suave quanto robusta

De Leon e sua singela Silverado V8 para o dia a dia: tão suave quanto robusta (foto: reprodução YouTube)

Já imaginou ter um carro com mais de seis metros de comprimento, com uma caçamba capaz de carregar duas toneladas? E se você colocasse nele um motor V8 com supercharger, que fizesse a potência do veículo saltar para entre 700 e 800 cv? Ah: e se nós lhe dissermos que, com tudo isso, o veículo roda de forma tão suave que você pode usá-lo no dia a dia? 

Pois bem: tudo isso compõe a receita da Chevrolet Silverado 3500 do diretor técnico da FuelTech nos EUA, Luís Fernando Backes De Leon. Uma pick-up potente, robusta e divertida, seja para rodar nas ruas e estradas do estado da Geórgia como para puxar um trailer que leve a família em férias.

Um dos primeiros itens a chamar a atenção na caminhonete ano 2003 é o eixo dually, ou seja, de rodagem dupla, com dois pneus em cada lado na traseira. A Silverado tem generosos 6,20m de comprimento – são 2m somente na caçamba. O próprio De Leon a compara, com bom humor, a um caminhão, ao citar as rodas de 22,5 polegadas de diâmetro que calçam a pick-up. 

As semelhanças com o bruto, no entanto, terminam quando o proprietário decide arrancar em uma esquina com ligeira agressividade e a gigantesca traseira desgarra deliciosamente: “atravessa como se fosse um carro”, define De Leon com seu habitual sorriso.

 

 Leia mais:

Peso e potência

Esta Silverado carrega um contraponto à altura de suas medidas imponentes: um enorme V8 de seis litros, bem ao gosto americano, dotado de um compressor Whipple com 1,5 bar de pressão. De Leon estima que o sistema, ainda na faixa de 2.000 RPM, já alcance 1 bar – a potência exata não foi aferida, visto que o carro ainda não foi testado em dinamômetro. 

O assovio do propulsor em acelerações mais fortes contrasta com uma rodagem macia e suave em baixas velocidades e rotações, sob o comando de uma FuelTech FT600, ECU escolhida para encabeçar o gerenciamento eletrônico do projeto enquanto o proprietário realiza revisão geral desta área no carro. 

 

Sonho de criança

De Leon e sua singela Silverado V8 para o dia a dia: tão suave quanto robusta

De Leon e sua singela Silverado V8 para o dia a dia: tão suave quanto robusta (foto: reprodução YouTube)

O charme do câmbio junto à coluna da direção é outro item irresistível da Silverado de De Leon. Apesar do comando original, a pick-up ganhou corpo de borboletas do Chevrolet Corvette, bem como bicos e bomba injetora maiores e uma transformação de combustível – o álcool foi escolhido para substituir a gasolina da versão original.

Tudo para garantir a versatilidade de um carro ambicionado pelo proprietário desde a juventude, bem ao gosto americano, mas com sentimento descrito em legítimo sotaque gauchês: “era meu sonho desde quando era piá”. 



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Leia Mais!

Input Expander FuelTech!
Input Expander FuelTech!

janeiro 13, 2021

Conheça o novo produto da FuelTech, que vai adicionar 24 entradas além das originais em seu módulo da linha PowerFT e permitir que seu projeto tenha tantos sensores quanto um Pro Mod americano.

Clique e confira!

Nova Atualização 4.5!
Nova Atualização 4.5!

janeiro 13, 2021

Clique e confira!

FT450 x FT550: qual usar? Três dicas para você fazer a melhor escolha
FT450 x FT550: qual usar? Três dicas para você fazer a melhor escolha

dezembro 30, 2020

O dobro de entradas, acelerômetro interno que evita empinadas, GearController integrado, uso em câmbio automático… descubra um pouco do que diferencia duas de nossas ECUs da linha Power FT

Clique e confira!