Seis metros, eixo duplo e um V8 supercharger: a Silverado do De Leon nos EUA

julho 02, 2020

Tudo é grandioso na Silverado do diretor técnico da FuelTech USA. O peso, o tamanho, a potência, as reações rápidas e a suavidade ao dirigir. 

De Leon e sua singela Silverado V8 para o dia a dia: tão suave quanto robusta

De Leon e sua singela Silverado V8 para o dia a dia: tão suave quanto robusta (foto: reprodução YouTube)

Já imaginou ter um carro com mais de seis metros de comprimento, com uma caçamba capaz de carregar duas toneladas? E se você colocasse nele um motor V8 com supercharger, que fizesse a potência do veículo saltar para entre 700 e 800 cv? Ah: e se nós lhe dissermos que, com tudo isso, o veículo roda de forma tão suave que você pode usá-lo no dia a dia? 

Pois bem: tudo isso compõe a receita da Chevrolet Silverado 3500 do diretor técnico da FuelTech nos EUA, Luís Fernando Backes De Leon. Uma pick-up potente, robusta e divertida, seja para rodar nas ruas e estradas do estado da Geórgia como para puxar um trailer que leve a família em férias.

Um dos primeiros itens a chamar a atenção na caminhonete ano 2003 é o eixo dually, ou seja, de rodagem dupla, com dois pneus em cada lado na traseira. A Silverado tem generosos 6,20m de comprimento – são 2m somente na caçamba. O próprio De Leon a compara, com bom humor, a um caminhão, ao citar as rodas de 22,5 polegadas de diâmetro que calçam a pick-up. 

As semelhanças com o bruto, no entanto, terminam quando o proprietário decide arrancar em uma esquina com ligeira agressividade e a gigantesca traseira desgarra deliciosamente: “atravessa como se fosse um carro”, define De Leon com seu habitual sorriso.

 

 Leia mais:

Peso e potência

Esta Silverado carrega um contraponto à altura de suas medidas imponentes: um enorme V8 de seis litros, bem ao gosto americano, dotado de um compressor Whipple com 1,5 bar de pressão. De Leon estima que o sistema, ainda na faixa de 2.000 RPM, já alcance 1 bar – a potência exata não foi aferida, visto que o carro ainda não foi testado em dinamômetro. 

O assovio do propulsor em acelerações mais fortes contrasta com uma rodagem macia e suave em baixas velocidades e rotações, sob o comando de uma FuelTech FT600, ECU escolhida para encabeçar o gerenciamento eletrônico do projeto enquanto o proprietário realiza revisão geral desta área no carro. 

 

Sonho de criança

De Leon e sua singela Silverado V8 para o dia a dia: tão suave quanto robusta

De Leon e sua singela Silverado V8 para o dia a dia: tão suave quanto robusta (foto: reprodução YouTube)

O charme do câmbio junto à coluna da direção é outro item irresistível da Silverado de De Leon. Apesar do comando original, a pick-up ganhou corpo de borboletas do Chevrolet Corvette, bem como bicos e bomba injetora maiores e uma transformação de combustível – o álcool foi escolhido para substituir a gasolina da versão original.

Tudo para garantir a versatilidade de um carro ambicionado pelo proprietário desde a juventude, bem ao gosto americano, mas com sentimento descrito em legítimo sotaque gauchês: “era meu sonho desde quando era piá”. 




Leia Mais!

Como instalar FuelTech?
Como instalar FuelTech?

maio 12, 2022

Quer melhorar o gerenciamento do seu projeto de rua ou pista com a FuelTech e não sabe por onde começar com a instalação? Confira aqui todos os detalhes de como e onde instalar!

Clique e confira!

O que é FuelTech?
O que é FuelTech?

maio 05, 2022

O que é FuelTech? Pra que serve? Qual a função? Posso instalar no meu carro? Confira o que é FuelTech, como funciona, benefícios e as principais aplicações!

Clique e confira!

FuelTech em motores diesel? Saiba como nossos módulos ajudam os brutos da Fórmula Truck!
FuelTech em motores diesel? Saiba como nossos módulos ajudam os brutos da Fórmula Truck!

abril 29, 2022

FuelTech na Fórmula Truck! As ECUs FuelTech já auxiliam dois caminhões da prestigiada competição de caminhões a manter seus motores protegidos e ganhar em performance, clique e confira todos detalhes na matéria!

Clique e confira!