Chicote para motos: aquilo que faltava para usar FuelTech em sua motocicleta de baixa cilindrada

janeiro 28, 2021

 


Aqui na FuelTech, a demanda pela utilização de nossos módulos da linha Power FT em motocicletas tem sido cada vez maior. Mas faltava uma peça importante para viabilizar o uso de nossas injeções, em especial, em motos de pouca cilindrada. Não falta mais: aqui, você vai conhecer o Chicote Plug and Play para Motos Honda de Baixa Cilindrada, o equipamento certo para você utilizar FuelTech em sua motocicleta.

A instalação em sua moto Honda, de 125 a 300 cilindradas, é incrivelmente simples: é só plugar o chicote, selecionar o mapa pronto disponível no módulo para motos e ligar a moto, sem precisar cortar nenhum fio. Pronto. Ah: se a motocicleta utilizar outra bobina, a FuelTech envia para você um adaptador para resolver. Simples.

Vantagens e economia

Este chicote nasceu da necessidade da instalação de nossos produtos em motos, o que é muito mais complexo do que em carros. O espaço é infinitamente menor para passar os fios e obter um bom acabamento.
Também é mais difícil encontrar um lugar na moto em que o módulo fique seguro, não vá raspar ou vibrar e ainda apresenta uma boa aparência no conjunto.

Mas, agora, esperamos ter conseguido. E usar nossos módulos pode ter muito mais vantagens e até economia para sua moto do que você pensa. Vamos conferir.


Evite estragos e gastos

“Os mecânicos têm feito, nas motos, tantas modificações quanto num carro. Hoje em dia é fácil ver motos de baixa cilindrada, de 125 a 300 cc, com turbo, nitro, movidas a metanol ou até nitrometano, mesmo na rua e em competição. Para eles, os recursos da ECU FuelTech são um prato cheio”, diz o coordenador do suporte técnico da FuelTech, Maurício Stumpf.

Ele cita o caso do uso de metanol ou de nitrometano como combustível. “Esses são combustíveis oxigenados e, se a moto ficar parada por uma semana, eles vão derreter os bicos injetores”, analisa. “Nesse caso, com a FuelTech instalada, é possível trocar o mapa para o da gasolina, que demora mais tempo para oxidar os internos dos bicos, linha e bomba de combustível. É só deixar a moto funcionar na lenta, colocar o mapa na gasolina e eliminar o risco de a moto estragar”, continua.



No caso do nitrometano, os módulos da linha Power FT, que possuem no mínimo quatro mapas diferentes (no caso da FuelTech FT450) disponíveis, apresentam outra vantagem. “Quem usa nitrometano no carburador, em geral, anda com uma mistura muito rica e desperdiça muito nitrometano, pela falta de dados disponíveis para saber a real eficiência da mistura. Com a ECU FuelTech, todos esses dados estarão disponíveis e é possível utilizar muito menos nitrometano, gerando economia”, diz Maurício.

Em tempo: o litro do nitrometano custa, no momento em que esse texto foi escrito, cerca de R$ 175.



Rua, pista ou arrancada

Ainda com a injeção programável FuelTech, pode-se usar nitro progressivo para poupar embreagem, controle de largada ou largada no 2-step. “Quem faz isso em motos de baixa cilindrada, como a Honda CG, costuma gostar do fogo no escape, ao estilo pops and bangs”, diz Stumpf.

 

Compatível com Honda Grom 125
Compatível com moto Honda Grom 125 


Outra grande vantagem é o datalogger, em que para uso em competição, após cada ida à pista, é possível baixar o log e salvá-lo no computador. “Você pode comparar suas largadas, os motivos pelos quais uma foi mais lenta e outra mais rápida, se perdeu tempo no início ou no meio da pista, comparar com uma largada em que você mudou pressão de pneu, largou com RPM mais alto e etc. É só salvar no computador e comparar”, continua Maurício, em referência especial ao uso desse tipo de moto em provas de arrancada.

Os benefícios, porém, se estendem para uso em circuito. “Em motos de pista, com a mão no fundo ao fim da reta, é difícil saber valores de sonda e quando é preciso aliviar a aceleração. Nos módulos FuelTech, há o sistema de malha fechada, que sempre atua e compara valores de alvo e coloca e tira combustível conforme os valores programados no próprio módulo”, acrescenta.
As ECUs FuelTech ainda são dotadas de uma série de alertas que protegem qualquer motor e podem ser especialmente úteis para motores muito modificados. “Motores de 150 a 300 cc alterados ficam com alguns componentes muito no limite. Esse recurso pode fazer a ECU se pagar pela proteção oferecida ao motor”, afirma Maurício.

Mude tudo em cliques

Além de tudo, o módulo FuelTech, plugado em seu Chicote Plug and Play para Motos Honda de Baixa Cilindrada, ainda serve de painel da moto, com todas as informações que você precisa em tempo real, como RPM, pressão de óleo, combustível ou valor de sonda. Os mapas podem ser alterados na tela do próprio módulo, conforme a mudança na condição de pista, RPM ou 2-step. “Com cinco ou seis cliques, você adapta os parâmetros que precisa em sua moto exatamente como os americanos fazem num Pro Mod”, diz Maurício.

Afinal, a FuelTech em sua moto é rigorosamente a mesma fabricada e exportada para todo o planeta. Você pode usar em sua motocicleta de 150 cilindradas a mesma injeção utilizada num carro com motor V8 blower nos EUA. Nesse caso, literalmente a mesma: se você quiser deixar sua moto parada e utilizar o módulo em algum outro projeto seu, seja um carro de rua ou de pista, um jipe, um jet ski ou o que mais lhe for conveniente, é só desplugar de um e plugar no outro.

E se ainda restar alguma dúvida sobre o quanto o módulo e o nosso novo chicote pensado para sua moto podem lhe ajudar, não pense duas vezes: contate a gente. Vai ser um prazer ajudar.

 

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