Corvette C8 FuelTech faz 1075cv na roda, novo Recorde Mundial!

abril 19, 2021

Novo recorde mundial fazendo 1075cv na roda, com participação brasileira aconteceu nos EUA nesta semana no dinamômetro da FuelTech USA.  

Este Chevrolet Corvette 2020, chamado de C8, a oitava geração do esportivo americano, foi preparado na FuelTech USA como um veículo de desenvolvimento dos produtos da marca e também pela paixão do dono brasileiro, Anderson Dick, fundador da FuelTech. 

Vídeo em inglês com legendas em Português e Espanhol (ative o CC e selecione o idioma desejado).


Existem poucos desses Corvettes C8 modificados no mundo, o mais famoso e antigo detentor do recorde de potência, de 1022cv na roda, é da youtuber Emilia Hartford, que vêm mostrando o potencial desde que iniciou seu projeto no ano passado, ela também é a detentora do recorde em pista de arrancada com 9,41 segundos nos 402m.  

Junto com outros brasileiros Marcelo Pires e Yuri Farias, fizeram a adaptação de dois turbo compressores Garrett G35-900 (“espelhados” para manter a simetria) em cima do motor, o chamado “top mount”, inspirado na preparadora americana LMR (Late Model Racecraft) que participou ativamente no projeto também, além de toda a fabricação necessária como como coletores de escapamento, pressurização, válvulas wastegates e blow off da marca Turbosmart.

 

 A eletrônica original é famosa por ser inviolável e não existe nenhum tipo de reprogramação disponível, o que torna o projeto ainda mais desafiador e foi um dos motivos que motivaram o time a achar soluções inovadoras para o gerenciamento eletrônico desse veículo.

Para o trabalho, está sendo utilizada uma FuelTech FT600 que controla o combustível dos injetores suplementares (8 de 160lb/h) utilizando combustível Metanol de um tanque com uma Bomba de 5GPM Aeromotive, mantendo o sistema de combustível completamente independente do sistema original, que continua utilizando a Injeção Direta.

 

Além disso a FT600 é a responsável pela aquisição de dados, o datalogger ajuda muito no acerto, com diversos sensores e sinais muito importantes, como: RPM, pressão de turbo, rotação de cada turbo, contra pressão de escapamento de cada turbo, pressão de combustível da linha de injeção indireta, termopares por cilindro com 2 módulos EGT-4, 2 sensores Bosch banda larga adicionais para leitura e correção da mistura pela FT600 com duas Wb-o2 Nano, temperatura do ar, motor, velocidades, marcha, entre outros!  

O motor é um Chevrolet V8 modelo LT2 de 6.2 litros, um sucessor da família LS, famosa mundialmente por ser uma plataforma muito robusta, e que está confirmando, as únicas alterações mecânicas nesse projeto foram a substituição dos pistões e bielas originais por forjados da marca Diamond.  

Desde que esse projeto iniciou há quase 1 ano, o fator limitante da potência foi a embreagem da transmissão dupla embreagem, uma Tremec TR-9080 de 8 velocidades que não tinha muita folga e suportava menos de 600cv, sendo que o veículo original vem com 495cv de fábrica, ou seja, muito pouca margem para aumento de potência. 

Várias empresas no mundo estão desenvolvendo o upgrade de embreagem e a primeira disponibilizada no mercado foi da empresa Dodson Motorsports na Nova Zelândia, que por coincidência conta com um brasileiro no time engenheiros, Eduardo Bittencourt, e que colaborou muito para o desenvolvimento dessa plataforma.  

A potência de 1075 cv na roda foi atingida utilizando 1,5bar de pressão de turbo (21psi) e não se teve sinais de que a embreagem esteja no limite no dinamômetro, porém é sabido que em trocas de marcha com potência existem limitações provavelmente abaixo disso. 

Com a nova embreagem em mãos, a Corvette C8 FuelTech pode finalmente ser testada com mais potência e agora parte para o próximo nível de desenvolvimento!

Prepare-se para o episódio deste sábado dia 24/4/2021 com todos os detalhes do desafio para atingir essa marca mundial 🌎

👍 Inscreva-se no canal e ative as notificações 🔔 

 
 


Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Leia Mais!

Eles começaram suas carreiras aqui: histórias de estágio na FuelTech!
Eles começaram suas carreiras aqui: histórias de estágio na FuelTech!

julho 19, 2021 1 Comentário

Estagiários e aprendizes sempre tiveram espaço na FuelTech. Confira aqui duas histórias de membros de áreas distintas do nosso time que desde o estágio constroem suas carreiras conosco.

Clique e confira!

NOVA ATUALIZAÇÃO 4.7!
NOVA ATUALIZAÇÃO 4.7!

julho 15, 2021

Controle por referência externa, pacote de motos, integração Dynojet e outras NOVIDADES, confira!

Clique e confira!

Endurance: FuelTech vence e faz 1-2-3-4 na categoria dos protótipos mais velozes no Velopark
Endurance: FuelTech vence e faz 1-2-3-4 na categoria dos protótipos mais velozes no Velopark

julho 08, 2021

AJR de Vicente Orige e Gustavo Kiryla venceu prova de quatro horas no Velopark, com quatro carros equipados com FuelTech nas quatro primeiras posições da P1, a classe principal do Endurance

Clique e confira!