abril 19, 2021
Novo recorde mundial fazendo 1075cv na roda, com participação brasileira aconteceu nos EUA nesta semana no dinamômetro da FuelTech USA.
Este Chevrolet Corvette 2020, chamado de C8, a oitava geração do esportivo americano, foi preparado na FuelTech USA como um veículo de desenvolvimento dos produtos da marca e também pela paixão do dono brasileiro, Anderson Dick, fundador da FuelTech.
Vídeo em inglês com legendas em Português e Espanhol (ative o CC e selecione o idioma desejado).
Existem poucos desses Corvettes C8 modificados no mundo, o mais famoso e antigo detentor do recorde de potência, de 1022cv na roda, é da youtuber Emilia Hartford, que vêm mostrando o potencial desde que iniciou seu projeto no ano passado, ela também é a detentora do recorde em pista de arrancada com 9,41 segundos nos 402m.
Junto com outros brasileiros Marcelo Pires e Yuri Farias, fizeram a adaptação de dois turbo compressores Garrett G35-900 (“espelhados” para manter a simetria) em cima do motor, o chamado “top mount”, inspirado na preparadora americana LMR (Late Model Racecraft) que participou ativamente no projeto também, além de toda a fabricação necessária como como coletores de escapamento, pressurização, válvulas wastegates e blow off da marca Turbosmart.
A eletrônica original é famosa por ser inviolável e não existe nenhum tipo de reprogramação disponível, o que torna o projeto ainda mais desafiador e foi um dos motivos que motivaram o time a achar soluções inovadoras para o gerenciamento eletrônico desse veículo.
Para o trabalho, está sendo utilizada uma FuelTech FT600 que controla o combustível dos injetores suplementares (8 de 160lb/h) utilizando combustível Metanol de um tanque com uma Bomba de 5GPM Aeromotive, mantendo o sistema de combustível completamente independente do sistema original, que continua utilizando a Injeção Direta.
Além disso a FT600 é a responsável pela aquisição de dados, o datalogger ajuda muito no acerto, com diversos sensores e sinais muito importantes, como: RPM, pressão de turbo, rotação de cada turbo, contra pressão de escapamento de cada turbo, pressão de combustível da linha de injeção indireta, termopares por cilindro com 2 módulos EGT-4, 2 sensores Bosch banda larga adicionais para leitura e correção da mistura pela FT600 com duas Wb-o2 Nano, temperatura do ar, motor, velocidades, marcha, entre outros!
O motor é um Chevrolet V8 modelo LT2 de 6.2 litros, um sucessor da família LS, famosa mundialmente por ser uma plataforma muito robusta, e que está confirmando, as únicas alterações mecânicas nesse projeto foram a substituição dos pistões e bielas originais por forjados da marca Diamond.
Desde que esse projeto iniciou há quase 1 ano, o fator limitante da potência foi a embreagem da transmissão dupla embreagem, uma Tremec TR-9080 de 8 velocidades que não tinha muita folga e suportava menos de 600cv, sendo que o veículo original vem com 495cv de fábrica, ou seja, muito pouca margem para aumento de potência.
Várias empresas no mundo estão desenvolvendo o upgrade de embreagem e a primeira disponibilizada no mercado foi da empresa Dodson Motorsports na Nova Zelândia, que por coincidência conta com um brasileiro no time engenheiros, Eduardo Bittencourt, e que colaborou muito para o desenvolvimento dessa plataforma.
A potência de 1075 cv na roda foi atingida utilizando 1,5bar de pressão de turbo (21psi) e não se teve sinais de que a embreagem esteja no limite no dinamômetro, porém é sabido que em trocas de marcha com potência existem limitações provavelmente abaixo disso.
Com a nova embreagem em mãos, a Corvette C8 FuelTech pode finalmente ser testada com mais potência e agora parte para o próximo nível de desenvolvimento!
Prepare-se para o episódio deste sábado dia 24/4/2021 com todos os detalhes do desafio para atingir essa marca mundial 🌎
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