A injeção eletrônica programável foi o produto que iniciou a trajetória da FuelTech no mercado. De modo sucinto, um produto que visava permitir ao usuário comandar os parâmetros de sua injeção, equipamento responsável, à época, por dosar a quantidade de combustível que chega ao motor.
Hoje, injeções como as da FuelTech são conhecidas como ECUs (Engine Control Unit, ou unidade de controle do motor, em tradução livre). São responsáveis por controlar uma série de parâmetros, sensores e funções não só no propulsor, mas em todas as partes de qualquer veículo dotado com um de nossos módulos.
Mas, se a função original básica de nossos produtos era melhor administrar as quantidades de combustível que chegavam ao motor, temos agora uma novidade que vai potencializar essa necessidade: o FuelTech FT Injector, bico injetor desenvolvido com qualidade FuelTech em parceria com a MRB Machining.
O FT Injector foi feito sob medida para quem está mergulhado no mundo da alta performance: permite que qualquer combustível seja injetado com a maior precisão possível em volumes extremamente altos de combustível, aumentando os limites de potência a serem atingidos.
Maior vazão por minuto e com diferentes pressões de combustível
O FuelTech FT Injector chega ao mercado disponível em duas opções: com vazão de 520 lb/h e 720 lb/h. Considerando uma pressão de combustível diferencial de 6,2 bar (90 psi) os injetores possuem aproximadamente 5.000 cc/min e 7.000 cc/min respectivamente, é como se cada bico pudesse, a cada minuto, injetar 5 litros (520lb/h) e 7 litros (720lb/h) de combustível na câmara de combustão do motor.
Além de possuir maior vazão do que a maioria dos bicos disponíveis hoje no mercado, o FT Injector funciona com pressões diferenciais que variam de 2 a 9 bar, além da pressão de turbo, então pode por exemplo num motor turbo com 7 bar de pressão de turbo, trabalhar com até 16 bar de pressão de combustível com perfeição. “A maioria dos bicos existentes hoje no mercado travam fechados caso sejam utilizadas pressões muito altas. O FT Injector funciona normalmente mesmo em índices extremos utilizados no acerto”, observa o coordenador do suporte técnico da FuelTech, Maurício Stumpf.
O FT Injector é compatível com qualquer ECU do mercado. Seja as existentes na linha Power FT (as FuelTech FT600, FT550, FT550LITE, FT500, FT500LITE e FT450) ou demais módulos fabricados ou não pela FuelTech.
Um vale por quatro
O uso dos bicos FT Injector também vai proporcionar a liberação de saídas na ECU FuelTech. “Um bico de 520 lb/h possui vazão equivalente a de quatro bicos de 130 lb/h. Se o veículo utilizar 4 bicos de 520 lb/h, ele necessitará apenas de um driver de injeção FuelTech Peak and Hold 8A. No caso do uso de bicos comuns de 130 lb/h, seriam necessários 16 bicos desse tipo no motor e duas ou três unidades do Peak and Hold, o que representa o uso de 8 saídas na ECU”, explica Maurício Stumpf.
A alta vazão permitirá que muitos carros utilizem um bico injetor FT Injector por cilindro, em vez de dois a quatro como é comum atualmente, o que representa outra vantagem na preservação do motor. “Se o carro estiver em meio a uma largada e um daqueles três ou quatro bicos por cilindro parar, a mistura fica empobrecida e o cilindro derrete. Se um bico como o FT Injector parar, o cilindro não fica pobre: ele desliga, impedindo uma quebra”, acentua.
“Em outra situação, se o carro for ligado nos boxes e apresentar falha em um dos bicos, a equipe pode identificar já na hora, com mais facilidade, qual bico apresenta problemas e retirá-lo, limpá-lo, etc.”, continua Stumpf. “Hoje, os Opalas mais preparados da arrancada do Brasil usam três bicos por cilindro. É muito mais fácil identificar o problema se você usar seis bicos - ou um por cilindro - do que se forem 18”, ilustra.
Para qualquer combustível
Para garantir a resistência e eficiência do produto, os bicos FT Injector foram utilizados em carros com 4.000 cv de potência, durante os testes realizados antes de chegar ao mercado. O produto é compatível com qualquer tipo de combustível: gasolina, etanol (álcool), metanol, nitrometano, nitropropano (Aditivo para gasolina), MTBE (Éter terc- butilmetílico é um aditivo para gasolina) e ETBE (Éter etil-terc-butílico é um bioaditivo para gasolina).
Nos testes com a nova linha de bicos em um carro da categoria Pro Mod, houve ganho de estabilidade na marcha lenta, enquanto as correções individuais entre os cilindros ficaram praticamente zeradas. "Os bicos injetores disponíveis hoje no mercado possuem vazões próximas, mas os bicos da linha FT Injector possuem vazões equalizadas, com percentual reduzidíssimo de diferença entre um bico e outro. "Os testes mostraram que o rendimento dos bicos FT Injector teve funcionamento e correções muito mais lineares do que com os bicos tradicionais", frisa.
“Com o injetor de 720 lb/h, conseguimos controlar vazão de até 38 lb/h em marcha lenta, como se fosse um carro original. É como ter um outro motor sem mudar quase nada no motor, apenas trocando o injetor anterior pelos novos bicos FT Injector”, depõe o tuner da equipe brasileira de arrancada Speed Unlimited, Anderson Liegel.
Para ser capaz de suportar o uso nas condições mais extremas, os componentes internos utilizados no FT Injector são resistentes à corrosão, enquanto as conexões são do tipo EV1, com resistência à vibração e travamento positivo. E claro, possuem garantia e suporte da FuelTech como qualquer outro de nossos produtos.
Agora, nossa linha está ainda mais completa, pois não basta poder gerenciar o combustível da forma que você preferir: é preciso ser capaz de colocar muito combustível (e potência, velocidade…) na mistura para você programar.