FuelTech na PRI: FT550 é premiada como melhor ECU do maior evento de performance automotiva do mundo!

dezembro 17, 2021

Marcamos presença na maior feira da indústria de alta performance do planeta, em Indianápolis. Novo modelo dos injetores FT Injector também foi destaque na exposição

Depois de não ser realizada em 2020 em função dos efeitos da pandemia, a maior feira da indústria de alta performance do planeta voltou à ativa: é a PRI (Performance Racing Industry, ou Indústria de Performance da Competição, em tradução livre) Trade Show, realizada no Centro de Convenções de Indiana, em Indianápolis, nos EUA, entre os últimos dias 9 e 11 de dezembro.

Participante no evento desde 2009, a FuelTech não só marcou presença outra vez, como foi uma das laureadas da volta da PRI. Na edição de retorno da feira, nossa injeção eletrônica programável FuelTech FT550 concorreu ao prêmio de melhor ECU (Engine Control Unit, ou unidade de controle do motor) do evento - e nos deu o primeiro lugar, conforme a escolha dos jurados!

Mas não foi só isso: o novo e impressionante modelo do FT Injector também encheu os olhos dos americanos, assim como o Corvette mais rápido do planeta. Confira conosco!

De encher os olhos (e os blocos)

Um dos membros do time FuelTech presentes na PRI, o head de design Alexandre Barros explica que a feira possui uma área chamada Product Show Case. Nela, as empresas participantes podem escolher itens de suas linhas de produtos que desejam expor como destaque. “Quando escolhemos os produtos, eles também concorrem à condição de melhor em cada categoria e ganhamos a de ECU com a FuelTech FT550”, vibra.

Outros produtos FuelTech em destaque na mostra foram o FuelTech Dial Board (um display ligado à ECU que aponta o tempo de reação de largada em provas de arrancada, em sistema voltado inicialmente ao mercado americano e às provas de bracket racing), o Dial Board também marca o tempo total do competidor. e o novo modelo do injetor FuelTech FT Injector, com vazão de 820 lb/h, que estará disponível para venda no Brasil a partir de 17 de janeiro de 2022.

“Os injetores FT Injector chamaram a atenção, pois tínhamos em nosso estande vários displays bastante chamativos, com blocos de cristais com laser, em que parecia que o injetor espirrava combustível dentro do bloco do motor”, destaca Barros. “Havia dois displays de injetores, mostrando os quatro modelos da linha FT Injector e as possibilidades de injetores para cada tipo de aplicação”, continua.

O novo modelo dos FT Injector tem sido testado exaustivamente em parceria com a MRB Motorsports. Com pressão diferencial de combustível a 9 bar, a novidade, indicada para carros de pista com alta potência, pode propiciar vazão de até 920 lb/h. Os números impressionam: oito injetores do novo modelo, com 6 bar de pressão diferencial de combustível, são capazes de alimentar até 13.750 cv (MAIS DE TREZE MIL CAVALOS!) em motores com gasolina.

Das motos ao Corvette

A linha de chicotes FuelTech também foi muito procurada por quem visitava o estande da FuelTech na Capital Mundial do Automobilismo. “Como nos EUA as pessoas gostam de facilidade de montagem e produtos plug and play, o público perguntava demais, em especial os produtos para as motos”, conta.

Outra grande atração ligada à FuelTech foi a presença do Corvette C8 mais rápido do planeta, pertencente ao nosso CEO e fundador, Anderson Dick. “Se tivéssemos colocado um Lamborghini ou McLaren ali, não teria chamado tanto a atenção. Americano é apaixonado por Corvette, especialmente um Corvette que anda na rua”, ponderou, em alusão à primeira unidade do modelo a percorrer uma pista de 402m na casa de 8seg.

Mais do que brasileira: uma forte concorrente

Com 12 anos de participação da FuelTech na PRI, Barros crê que os participantes do evento não veem a marca como uma empresa brasileira e/ou não americana: em sua visão, a FuelTech é tida no maior mercado do planeta como um concorrente muito forte, independente de sua origem ou nacionalidade.

“Não estamos mais tentando entrar no mercado, mostrar nosso posicionamento ou comer pelas beiradas. Viramos o centro das atenções no que se refere, em específico, ao Vehicle Control Unit (ou Unidade de Controle do Veículo, dentro do conceito de que a ECU deve controlar todos os aspectos de um veículo, não somente do motor)”, pontua Alexandre.

Para a FuelTech e todo o time presente no evento, a participação premiada em mais uma edição da feira representou um novo marco em nossa trajetória. “É o maior evento do mundo no que a gente faz. Temos que estar presentes como temos feito: sempre consistentes, um ano após o outro, sempre criativos, com produtos excepcionais, de valor competitivo, com facilidade de uso, pós-venda, design, engenharia, tudo!”, sintetizou.