Novo recorde: o Corvette C8 mais rápido do mundo é da FuelTech!

outubro 19, 2021

Essa é para comemorar e muito: a partir de agora, o Corvette C8 mais rápido do planeta é nosso! O novo recorde mundial foi obtido no último mês de setembro de 2021 pelo CEO e fundador da FuelTech, Anderson Dick, a bordo de seu exemplar da primeira versão do Vette dotada de motor central.

A marca foi atingida menos de um ano após o carro ser adquirido, zero quilômetro, em uma concessionária do sul dos EUA. Desde então, o modelo recebeu upgrades como o gerenciamento eletrônico comandado por uma FuelTech FT600 e duas turbinas acrescidas ao motor originalmente aspirado, tudo planejado e executado na FuelTech USA.


A transformação do Corvette em recordista internacional ocorreu em meio ao andamento de outros projetos, como a
Ferrari F355 da FuelTech e o Mercedes 190E Cosworth FTSenna. Toda a saga dos projetos você pode conferir no canal de Anderson Dick no YouTube.

A caminhada rumo ao recorde

No fim de semana do recorde, a primeira largada teve o carro com acerto idêntico ao utilizado no recorde de potência no dinamômetro. Nesta primeira fase, as melhores puxadas do carro apresentaram tempos de pista de 9s27 e 9s17. Tais marcas representavam recordes pessoais para Dick e o Corvette, mas eram insuficientes para torná-lo recordista mundial.


A tática para melhorar o tempo no último dia de atividades na pista foi o uso do nitro, com a adição de 75 cavalos de nitro apenas na primeira marcha, para melhorar a tração do carro desde a imobilidade. “Deixei o nitro apenas bem no início da primeira marcha, só para manter o carro ‘de pé’ quando a turbina baixa”, descreveu Dick.

Os resultados foram imediatos: com o acréscimo do nitro, Dick foi à pista e virou 9s048 @ 153,47 mph (246,93 km/h), em parciais de 1s428 (60 pés), 3s896 (100m) e 5s907 (201m). A marca, que já representava a melhor marca para o carro no planeta, foi melhorada logo em seguida: 9s017 @ 153,13 mph (246,38 km/h), com parciais de 1s453 (60 pés), 3s888 (100m) e 5s885 (201m), novo recorde mundial para um Corvette em uma pista de 402m.

A marca, é claro, emocionou nosso fundador e todo o time que prestava apoio em busca do resultado. “Quando acontece isso, dá um nó na garganta. Passa um filme rápido, de tudo o que aconteceu, como foi… é indescritível”, contou um emocionado Anderson.

Outro recorde: o mais potente do planeta

O novo recorde de Corvette mais rápido do mundo foi precedido de outra marca: semanas antes, o carro se tornou o Corvette mais potente do planeta, com 1350 cavalos de potência na roda, aferidos no dinamômetro da FuelTech USA. Tal marca, porém, não foi atingida sem percalços: o carro chegou a sofrer uma quebra de motor antes de atingir tal cavalaria.

O recorde de velocidade foi obtido em largada de 402m (¼ de milha), durante fim de semana de corridas no Virginia Motorsports Park. Para alcançar a marca, Dick contou com suporte de pista da equipe brasileira Speed Unlimited e do diretor-técnico da FuelTech USA, Luís de Leon, que estavam no local para também acelerar suas máquinas.

A conquista demandou várias tentativas em pista, com acertos constantes de embreagem e trocas de marchas. “Esse carro é o maior desafio que já tive na minha vida. É o carro mais f*da, literalmente. E que deu as maiores alegrias também”, pontuou Dick.

Ainda mais cavalaria

Segundo Dick, a largada recordista do Corvette veio com acerto de motor com ainda mais cavalaria do que na aferição do recorde mundial de potência: na largada em que virou 9s017, o bólido apresentava 2,4/bar de pressão de turbo, enquanto no dinamômetro, estava com máximo de 2,1/bar de pressão.


“Não importa se é um recorde de carro, se é um projeto pessoal, construir uma casa… é fazer alguma coisa que você botou a mão, trabalhou para isso e fez”, refletiu Anderson. “Essa sensação é a maior recompensa da vida: não é o dinheiro, não é o resto. É poder fazer isso curtindo o processo. Ter paciência na hora em que dá errado, resiliência para entender que o sucesso e a vitória tem seus passos e, ao mesmo tempo, comemorar e curtir”, celebrou.

Depois de quebrar o recorde, o carro teve, de imediato, uma nova missão: levar Dick de volta para casa, em Ball Ground, no estado da Geórgia - e repetir o traçado de 800 quilômetros de rodagem que já havia cumprido na ida. Um esforço bem menor, certamente, do que o realizado dentro da pista.

A nós, na FuelTech, só resta comemorar! Mas não por muito tempo: movidos a desafios como somos, já estamos de olho na próxima missão a cumprir!

Ficha técnica - Corvette C8 FuelTech:

Motor: Chevrolet LT2 biturbo, 1350 cavalos

Gerenciamento eletrônico: FuelTech FT600

Turbinas: Garrett G35-900

Válvulas wastegate: Turbosmart

Embreagem: Dodson Stage 2

Rodas: Weld, modelo Laguna (drag racing), aro 18

Pneus: Mickey Thompson (radiais)




Leia Mais!

Como instalar FuelTech?
Como instalar FuelTech?

maio 12, 2022

Quer melhorar o gerenciamento do seu projeto de rua ou pista com a FuelTech e não sabe por onde começar com a instalação? Confira aqui todos os detalhes de como e onde instalar!

Clique e confira!

O que é FuelTech?
O que é FuelTech?

maio 05, 2022

O que é FuelTech? Pra que serve? Qual a função? Posso instalar no meu carro? Confira o que é FuelTech, como funciona, benefícios e as principais aplicações!

Clique e confira!

FuelTech em motores diesel? Saiba como nossos módulos ajudam os brutos da Fórmula Truck!
FuelTech em motores diesel? Saiba como nossos módulos ajudam os brutos da Fórmula Truck!

abril 29, 2022

FuelTech na Fórmula Truck! As ECUs FuelTech já auxiliam dois caminhões da prestigiada competição de caminhões a manter seus motores protegidos e ganhar em performance, clique e confira todos detalhes na matéria!

Clique e confira!