Aos 23 anos, Bruna Tomaselli tornou-se a primeira mulher a vencer uma prova em uma categoria do Império Endurance Brasil, competição que reúne os carros mais rápidos do país e é a principal voltada a provas de longa duração em solo nacional. A catarinense triunfou na quinta e penúltima etapa do campeonato, disputada no último dia 28 em Curitiba (PR), ao lado dos parceiros Fernando Fortes e Fernando Ohashi. A vitória, na classe P3, veio a bordo do MRX #75, da equipe Satti Racing e equipado com FuelTech.
A conquista do trio foi emocionante: após uma saída de pista na primeira das quatro horas de prova, o protótipo teve que ir aos boxes fora das janelas obrigatórias de pit stop, com a carenagem frontal quebrada e um pneu furado. Mas a tripulação do carro, que ainda não havia vencido neste ano, não desistiu e foi recompensada a vinte minutos do fim quando o carro que havia largado na pole e liderava de ponta a ponta até ali, com Carlos e Yuri Antunes (pai e filho, respectivamente) e Marcelo Peixoto, passou a enfrentar problemas. O #75 assumiu a liderança e recebeu a quadriculada na nona colocação geral.
Apesar da derrota dramática, o resultado não deixou de ser positivo para o clã Antunes, que também compete com um MRX, de motor Ford Duratec 2,3L preparado pela equipe MotorCar e gerenciamento eletrônico FuelTech FT600. Com o segundo lugar na categoria, eles seguem na vice-liderança do campeonato e reduziram a liderança para o time que lidera na categoria. O protótipo #75 está em terceiro na tabela e também briga pelo título, mas somente com Fortes e Ohashi, já que Bruna Tomaselli juntou-se ao time somente na segunda etapa do ano.
O carro que ajudou a assegurar a primeira vitória de uma mulher em uma categoria do maior campeonato de endurance da América do Sul utiliza um motor Cosworth 2,3L aspirado, aos cuidados do preparador Eduardo Satti, o Sattinho. O gerenciamento eletrônico é comandado por uma FuelTech FT550, com leitura da sonda lambda feita por uma FuelTech WB-O2 Nano.
A FuelTech se orgulha de estar presente neste momento tão significativo para o automobilismo nacional e para a representação das mulheres no esporte. Acelera, Bruna!
FuelTech com sobrenome campeão do mundo
O fim de semana de provas em Curitiba também marcou a primeira participação em um carro equipado com nossos produtos de um piloto cujo sobrenome dispensa apresentações: Nelsinho Piquet, filho do tricampeão mundial Nelson Piquet e que, ao lado de Paulo Sousa, acelerou o protótipo MRX Tubarão #32, da classe P2. O bólido, campeão da categoria em 2019 com Sousa e Mauro Kern, largou na pole em sua categoria e terminou na segunda posição. A vitória ficou com outro carro equipado com FuelTech: o MRX #44, de motor Audi turbo, de Hardy e Lucas Kohl e Ruben Ghisleni, que assim assumiram a ponto no campeonato.
O carro pilotado por Piquet, campeão mundial de Fórmula E em 2015, é preparado pela equipe MC Tubarão e utiliza motor Ford Duratec 2.0 turbo. O bólido construído pela MetalMoro tem gerenciamento eletrônico comandado por uma FuelTech FT600 e utiliza ainda controlador FuelTech SwitchPanel-8, condicionador FuelTech EGT-8 CAN e FuelTech WB-O2 Nano em seu pacote. Já o carro vencedor do dia utiliza motor Audi 1.8 turbo e também possui gerenciamento eletrônico comandado pela FuelTech FT600.
A bordo dos carros mais rápidos
A passagem da categoria pela capital paranaense também teve carros com FuelTech como os mais rápidos do fim de semana. O mais veloz da classificação foi o AJR #65, da NC Racing, com Beto Ribeiro, que virou 1:10.691. O carro, no entanto, precisou largar do fim do pelotão, pois o companheiro de Beto, o pai Nilson, não pode estar presente na classificação: o voo que o traria de sua cidade, Campo Grande (MS), até Curitiba, foi cancelado pela companhia aérea.
Mesmo assim, a pole foi novamente de um carro com nossos produtos: o AJR #11, da JLM Racing, com Vitor Genz e Emílio Padron, que um dia antes da tomada celebrou seu aniversário de 57 anos. Estes dois protótipos AJR utilizam motores Chevrolet V8 LS3 preparados pela MotorCar e possuem gerenciamento eletrônico comandado pela FuelTech FT600.
Como em todas as etapas da competição, a FuelTech prestou assistência presencial aos seus clientes, com o técnico de suporte Vinícius Rebello. Dos 28 carros que largaram, nove estavam equipados com ao menos um de nossos produtos.
A próxima etapa está prevista para o dia 19 de dezembro, em local a ser confirmado.
Fotos: Willian Ignácio