FuelTech no Festival: o público de volta à arrancada no Velopark!

dezembro 10, 2021

Fãs marcaram presença nas arquibancadas para assistir a recordes igualados e renovados e grandes disputas no principal evento de arrancada do parque automobilístico

Pela primeira vez após o início da pandemia, o público voltou às provas de arrancada no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). E o retorno não poderia ter sido em ocasião mais apropriada do que no principal evento do complexo automobilístico: o Festival Velopark, realizado de 2 a 5 de dezembro.

A prova foi repleta de atrações dentro e fora das pistas. No total, 250 carros deram show nos quatro dias de provas, com novas marcas importantes sendo estabelecidas e pegas sensacionais. Além de equipar a ampla maioria dos participantes, a FuelTech esteve presente com seu estande e suporte técnico completo em pista.

Tração dianteira: fim de semana inspirado

Os carros mais rápidos dentre aqueles que possuem tração dianteira deram um show à parte no festival. Pela Força Livre Dianteira, Edson Mengue, o Menguinho, se tornou o carro de motor VW AP com oito válvulas mais rápido do mundo em 201m, ao cravar 4s844 com o Gol #333, da equipe 333 Motorsport.

Ainda na mesma categoria, o Cobalt de propriedade de Luciano Nichetti, com o comando do piloto e preparador Ariel Schallenberger, da equipe Tech Force, também foi destaque: o carro fabricado nos EUA andou constante na casa de 4s9 em tempo de pista, além de faturar a vitória pela categoria.

Já na classe XTM, um dos grandes nomes foi outro Cobalt, com Ezequias João, o Mano. O carro #1111 fez seu melhor tempo de pista em 4s791. Segundo a equipe, as parciais estabelecidas pelo carro na largada são as melhores do planeta, em 60 pés e 100 metros, para veículos de tração dianteira.

 

Recordes igualados (!) e renovados

Entre os carros mais velozes - e todos com gerenciamento eletrônico comandado pela FuelTech FT600, Jader Krolow igualou o próprio recorde na mesma XTM: a bordo de seu Camaro V8 biturbo, o Patrão virou exatamente o mesmo tempo de 4s347 que já havia dado a ele a condição de mais rápido da categoria, há dois anos.

 

Na Pro Mod, Roderjan Busato renovou sua condição de mais rápido do Brasil: em uma largada contra a SS-10 V8 Blower de Arlindo Pamelli, o piloto da Speed Unlimited alinhou no último segundo e cravou 3s786, três milésimos abaixo de sua marca anterior. O Camaro #174 engoliu a reta a 346 km/h em apenas 201m.

Pela mesma categoria, Cacá Daud voltou a acelerar seu Cobalt #245 no Brasil, agora com pneus grandes. Depois de dois anos com o carro nos EUA, o paulista foi constante na casa de 4s0. Já Diego Busato tornou seu Camaro #88 o primeiro carro de lata do Brasil na casa dos três segundos, ao cravar 3s926 em sua última largada, a 324 km/h.

Novidades e prêmios

Entre as novidades no Festival Velopark, estiveram a categoria convidada 4x4, que reuniu Gols de tração integral e dois modelos Subaru Impreza vindos do Paraguai, com Eduardo Verón e Nestor Acosta.

Outra atração foi a Pro Street, com R$ 30 mil em premiação e que misturou largadas de carros de provas No Prep e categorias tradicionais. Em função da chuva, as finais não puderam ser disputadas e o prêmio foi dividido entre os seis pilotos que chegaram até as últimas fases: Jader Krolow, Rodrigo “Perigoso” Leal, Cadu Moreira, Cleisson “Chavinsky” Ribeirete, Ricardo “Cabos” Alexandre e Jevan Dalla Valle.

A arrancada volta ao Velopark em 2022 e a FuelTech estará lá. E você, depois dessa, certamente também estará junto conosco!

 

Confira os vencedores do Festival Velopark 2021:

DS: Alexandre Martins Neto (Gol #44)

DTA: Júnior Siqueira (Gol #777)

DTA-L: Cézar Ferreira (Gol #13)

FLD: Ariel Schallenberger (Cobalt #711)

FLT: Ricardo Moreira Vaz (Chevette #47)

TS: Gustavo Castañon (Maverick #10)

DL: Breno Castañon (Dragster #22)

DT: André Takeda (Dragster #57)

XTM: Jader Krolow (Camaro #938)

Pro Mod: Roderjan Busato (Camaro #174)

4x4: Júnior “Noturno” Machado (Gol #777)

Drag Bike: Lucas Simas (Drag Bike #59)

Desafio Racing: Isaías Lopes (Gol #211)

DTB: Luciano Scariot (Gol #207)

DTC: Daniel Melo (Gol #357)

TST: João Francisco Piai Jr. (Chevette #7)

TO: Rafael Stadler (Opala #8)

TTA: Celso Camargo (Opala #101)

TTB: Ricardo Borba (Chevette #115)

STT: Josoé Carvalho (Opala #6)

ST: Ricardo Zancanaro (Gol #770)

STL: Silviliano Frigo (Gol #117)

Desafio Street: Cléber Lima (Gol #7)



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.