FuelTech Off Road: Torne seu jipe ou gaiola um campeão!

junho 17, 2022

Há algum tempo, uma das formas de utilização de nossos produtos em que percebemos maior crescimento aqui na FuelTech é para veículos off road. São jipes, gaiolas, utilitários esportivos e muitos outros. Carros em que os proprietários querem expandir ainda mais seus limites, sobretudo, em busca de aventuras em qualquer tipo de terreno.

Os produtos utilizados em veículos para todos os terrenos são os mesmos aplicados em carros de rua, arrancada, circuito, motocicletas e afins. E testados da mesma forma: dentro do automobilismo, em que cada parafuso é testado nas condições mais extremas possíveis para, entre outras coisas, garantir tranquilidade no uso do dia a dia.

Venha conosco e conheça aplicações para os módulos FuelTech que impressionam até a nós mesmos.

FuelTech para todo o terreno

Um dos mais notórios apreciadores dos módulos FuelTech no universo off road é o gaúcho Sílvio Ambrosi, o Tivy, de 40 anos. Já aos 19 anos, ele participava de trilhas para veículos 4x4 e resolveu montar um jipe para o Campeonato Gaúcho de Jeep Indoor. Em 2009, já com um jipe de gaiola tubular, foi campeão brasileiro de Jeep e Gaiola Cross, título que reconquistou entre 2012 e 2014 e de 2018 a 2021, sempre com carros diferentes. E sempre com equipamentos FuelTech, que já o salvaram de poucas e boas.

“Um dia, em uma corrida, o alternador caiu do carro durante o percurso. Mas a ECU fez a leitura imediata do que ocorria, compensou a falta de carga de bateria ocasionada pela perda do alternador e evitou a quebra”, destaca ele, salientando a importância que o módulo pode ter, em especial, no uso em percursos acidentados. “Andamos na água, terra, barro, em meio às pedras, situações que podem gerar quebras de peças de motor, radiador, entrar em polias ou fazer a correia se soltar, por exemplo”, continua.

A possibilidade de ter cinco mapas programados também é bastante útil para as provas de Jeep Cross, disputadas contra o relógio. “O terreno muda rapidamente de uma volta para outra. Surgem buracos, pedras e precisamos ter mapas pré-prontos para nos ajustarmos rapidamente às situações, bem como fazer a leitura correta do datalogger, que é imediato”, frisa.

No barro, na água e onde mais quiser

O projeto atual de Tivy, como manda a tradição, é uma gaiola, com estrutura tubular. A suspensão, direção e câmbio são de fabricação em sua própria oficina, com motor BMW V8 aspirado, extraído do modelo 540, dotado de sistema de nitro progressivo. Segundo suas estimativas, a potência do motor chega a 286cv, com acréscimo de 150cv de nitro.

No gerenciamento de motor, a leitura da sonda de banda larga é feita por meio da FuelTech WB-O2 Nano, com bobinas de ignição gerenciadas pela FuelTech FTSPARK-8. O engate de marchas possui gerenciamento via GearController, sem uso da embreagem, com controle total do motor e demais componentes do veículo pela FuelTech FT600.

Embora tal funcionalidade não se aplique ao Jeep Cross, Tivy já testemunhou, em sua oficina, a importância da certificação IP67 nas ECUs da linha Power FT, que protege os módulos contra mergulhos na água de até um metro de profundidade, por até 30 minutos. “Há carros de uso extremo em que os donos, literalmente, mergulham eles em um açude. Mas não precisamos sequer tirar a ECU na hora de lavar e guardar o carro”, garante.

De olho no próximo passo

O próximo projeto já está em desenvolvimento, será um protótipo tubular 4x4 para a outra categoria do campeonato, a turbo. Será outro motor BMW, dessa vez 6 cilindros, também com toda eletrônica gerenciada pela FuelTech FT600, mantendo seu relacionamento de longa data com a empresa.

“Sou do tempo da Race Pro-1Fi, quando a nota fiscal vinha preenchida a mão”, contou ele enquanto voltava de San Pedro, na Argentina, onde venceu a segunda etapa do Brasileiro de Jeep e Gaiola Cross de 2022. “O produto sempre se mostrou confiável e, por isso, perdura no mercado, sempre com inovações e novas funcionalidades que só agregam valor”, pontua.

Não importa o terreno ou o tipo de veículo escolhido: a FuelTech estará sempre pronta para ajudar o seu projeto a se tornar um campeão.




Leia Mais!

FT Education: os 10 anos da fábrica de campeões da FuelTech
FT Education: os 10 anos da fábrica de campeões da FuelTech

maio 25, 2022

Conheça nossa divisão de treinamentos, que há uma década forma profissionais campeões e qualifica a mão de obra do mercado de alta performance!

Clique e confira!

Como instalar FuelTech?
Como instalar FuelTech?

maio 12, 2022

Quer melhorar o gerenciamento do seu projeto de rua ou pista com a FuelTech e não sabe por onde começar com a instalação? Confira aqui todos os detalhes de como e onde instalar!

Clique e confira!

O que é FuelTech?
O que é FuelTech?

maio 05, 2022

O que é FuelTech? Pra que serve? Qual a função? Posso instalar no meu carro? Confira o que é FuelTech, como funciona, benefícios e as principais aplicações!

Clique e confira!