Leitura de Sonda na FT250 e FT300

outubro 02, 2013

Nos módulos FT250 e FT300 é possível efetuar a leitura de sonda através da entrada de pressão Combustível/óleo (fio branco). A leitura de lambda não será exibida na tela do módulo, somente ficará gravada no Datalogger interno, utilizando o conversor USB-CAN você poderá baixar o log do módulo e analisar a leitura da sonda no software Datalogger.

Instalação Elétrica

sonda

Sonda WideBand
(Banda Larga):
possui alta precisão de leitura. Para enviar o seu sinal ao módulo FuelTech é necessário utilizar um condicionar externo compatível, como por exemplo WideBand-O2 Meter Slim ou WB-O2 Datalogger. A saída analógica (fio amarelo) deste leitor deve ser ligada à entrada de pressão de combustível/óleo (fio branco) do módulo FT250 ou FT300.

O sinal de lambda será registrado diretamente no log conforme o funcionamento do motor. Abaixo segue um log de exemplo que utiliza a sonda WideBand com o leitor FuelTech WideBand–O2 Meter Slim:

log sonda

Sonda Narrow: As sondas convencionais normalmente seguem um padrão de cores, o que facilita sua ligação. Abaixo está uma tabela com as cores normalmente utilizadas nos fios das sondas do tipo Narrow:

 

 

Cor do fio Sonda 4 fios Sonda 3 fios Sonda 1 fio
Preto Sinal Sinal Sinal
Branco (dois fios) 12V pós-chave e terra (ligae um no 12V e outro no terra, não tem polaridade) Não possui
Cinza Negativo da bateria Não possui Não possui

Como regra geral, se houver dois fios de mesma cor, um destes é o 12V pós–chave e o outro o terra.

Exemplo de log que utiliza a sonda Narrow. Na imagem abaixo o valor exibido é de 0,60V (600mV).

Configuração da Entrada de Sonda via Software ECU Manager e conversor USB-CAN
Para iniciar a configuração, conecte o conversor USB-CAN na porta CAN do módulo e a entrada USB do computador. Logo após, abra o software ECU Manager e clique no menu à esquerda “Configurações Complementares > Entradas e Saídas Auxiliares”:

  • Entrada 2: Branca - Selecione a opção “Entrada de Sonda Lambda”
  • Entrada de Sonda Lambda - Escolha o modelo da sonda utilizada:
    • Narrow - Sua leitura será registrada no Datalogger interno exclusivamente em Volts (V).
    • WideBand - Outras opções ficarão disponíveis para configuração.
  • Tipo de Visualização - Disponível somente para a sonda WideBand, pode-se selecionar a opção para leitura em Lambda, AFR Gasolina ou AFR Metanol.
  • Escala de Entrada - É a faixa de leitura enviada pela saída analógica do condicionador externo (WideBand-O2 Meter Slim ou WB-O2 Datalogger). Na WideBand –O2 Slim pode-se verificar a faixa de lambda em um adesivo no verso do módulo. Caso o sua Slim não possua o adesivo utilize o valor padrão de 0,65- 1,30 λ. Já o Datalogger possui a saída analógica configurável, para conferir seu valor conecte o módulo ao computadore abra o software Datalogger.

Clique em , em seguida em “Editar configuração do Datalogger” e selecione a aba “Propriedades do Datalogger”. Os tipos de escalas da saída analógica estão disponíveis em “Faixas de Lambda”. O valor selecionado neste menu deve ser o mesmo inserido no ECU Manager. Para maior precisão na leitura, caso não vá utilizar as faixas de lambda 4,99 ou 9,99λ, escolha a menor escala.

  • Offset - Se o valor de lambda entre o condicionador externo e o Datalogger interno apresentarem diferenças pequenas na leitura, em torno de 1,2λ, é possível utilizar o Offset para igualar os valores.

No exemplo abaixo o offset foi utilizado para igualar os valores de lambda, ou seja, o offset será somado ou subtraído conforme a diferença apresentada entre o leitor/sonda e o Datalogger interno.

Leitor Valor apresentado (λ)
Condicionador Externo (WideBand-O2 Meter Sim e Datalogger) 0,85
Valor Apresentado no Datalogger Interno da FT300 0,95
Offset -0,10

Como faço para atualizar minha FT200 para FT250?
Siga este procedimento de envio. Consulte o valor da atualização diretamente com nossa equipe, uma modificação de hardware será realizada para receber o Datalogger interno, além da troca do display para a versão OLED.

Softwares FuelTech
Todos os softwares FuelTech estão disponíveis para download em nosso site, faça o download do “Pacote de Softwares FuelTech”.

Por Tamara Siqueira



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Leia Mais!

Input Expander FuelTech!
Input Expander FuelTech!

janeiro 13, 2021

Conheça o novo produto da FuelTech, que vai adicionar 24 entradas além das originais em seu módulo da linha PowerFT e permitir que seu projeto tenha tantos sensores quanto um Pro Mod americano.

Clique e confira!

Nova Atualização 4.5!
Nova Atualização 4.5!

janeiro 13, 2021

Clique e confira!

FT450 x FT550: qual usar? Três dicas para você fazer a melhor escolha
FT450 x FT550: qual usar? Três dicas para você fazer a melhor escolha

dezembro 30, 2020

O dobro de entradas, acelerômetro interno que evita empinadas, GearController integrado, uso em câmbio automático… descubra um pouco do que diferencia duas de nossas ECUs da linha Power FT

Clique e confira!