junho 28, 2021
Em qualquer projeto, um motor turbo pode propiciar uma série de alegrias - e também de dores de cabeça, caso não seja devidamente gerenciado. Foi com essa preocupação que a FuelTech desenvolveu seis formas diferentes para que você tenha controle sobre como a turbina irá agir em seu motor. Todas elas estão disponíveis por meio do BoostController integrado, que está presente em todas as ECUs da linha Power FT.
A função pode receber pressão de duas formas: uma delas é via coletor de admissão (que alimenta a pressão na cabeça da válvula, por meio de válvula N75 ou MAC de três vias, que vão dispensar uso de cilindro de CO2). A outra é pelo cilindro de CO2, indicado para quando forem necessárias maiores pressões e menor tempo de carregamento da turbina.
A função do BoostController é capaz de controlar a pressão referente à parte superior da válvula wastegate, portanto não é referente à pressão do turbo diretamente. A pressão do turbo se dará pela soma das pressões vindas da mola, boost (na parte superior da válvula) menos a contrapressão gerada pela inércia dos gases de escapamento.
Agora vejamos, na prática, como você pode fazer esse controle em sua ECU. Pois, a exemplo da potência em si, a pressão da turbina também não é nada sem o devido controle.
Esta é uma das funções mais usadas em provas de arrancada. A configuração do mapa de pressão da válvula wastegate é feita para que a pressão aumente conforme o tempo em que o carro se move. O ajuste pode ser feito diretamente na função de boost (onde se pode criar um gráfico por valores) ou na função de arrancada, em compensações por tempo.
Função em geral mais usada por carros de rua e carros de circuito. Nela, é possível construir uma curva ascendente de pressão de turbo, por RPM, para cada marcha.
Método muito similar ao anterior, mas em vez de configurar o aumento da pressão conforme o número de RPM atingidos, a configuração é feita de acordo com o tempo decorrido após a troca de marcha. É uma opção mais comum para uso em provas de arrancada.
É o sistema mais simples de todos. Independente de RPM, tempo ou da marcha que está sendo usada, o valor alvo de pressão da válvula wastegate que for previamente configurado agirá sobre a turbina para determinar a quantidade de pressão usada.
Construção de curva ascendente para aumento da pressão conforme o RPM do motor. A diferença é que esta configuração não varia conforme a marcha utilizada no momento: a configuração é sempre a mesma.
O usuário determina a pressão de turbo que desejar conforme o carro atinge determinadas velocidades, que são pré-programadas na ECU.
Saiba como configurar e veja a instalação na prática aqui:
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