O sinal de rotação é o sinal mais importante para o funcionamento do módulo de injeção FuelTech, sem este sinal os injetores não irão pulsar e a ignição não enviará sinal para a bobina, o motor não vai funcionar! Abaixo seguem informações para ajudar na instalação e configuração do sinal de rotação, o ideal é que o mapa padrão já tenha sido gerado, não captando o sinal de rotação siga os passos abaixo.
Modelos de Sensores
É importante identificar o tipo de sensor utilizado, do tipo hall ou indutivo, assim como sua pinagem.
- Sensor Hall (3 Pinos): Possui pinos referentes à alimentação (12V Pós-chave ou 5V), Negativo (Bateria) e Sinal. Normalmente não apresenta resistência, caso apresente seu valor será alto (KOhms), carros que possuem sensor Hall: VW TotalFlex/GolGTi, Honda Civic Si, GM S10 4.3 V6, Fiat motor E-TorQ, Hyundai Tucson 2.0 16V, etc. (Consulte os manuais da linha FT para conferir a pinagem de outros sensores).
- Sensor Indutivo (2 ou 3 Pinos):Os sensores de dois pinos são correspondentes ao sinal e a malha, nos modelos de 3 pinos é acrescentado um negativo que deve ser retirado da bateria.
Este tipo de sensor apresenta valor de resistência entre 500-900 Ohms, carros que possuem sensor Indutivo: Chevrolet Ômega 2.0 Gasolina e 3.0, Corsa 16V/GSi, Tigra, Fiat Marea 5 Cil., Peugeot 306 2.0 16V, Peugeot 405MI, Fiat Linea 1.9 16V, Astra, Kadett MPFI, Vectra, Calibra, Palio, Uno, etc. (Consulte os manuais da linha FT para conferir a pinagem de outros sensores).
Como verificar se módulo está captando o sinal de rotação?
- RacePRO-1Fi, FT200, FT250, FT300:
Existe uma tela no computador de bordo chamada “Ponto de Ignição Deslig.” Caso o motor esteja captando sinal de rotação, esta tela irá oscilar entre “Partida e Deslig”.
Se a tela não oscilar, ficar sempre como Deslig., o módulo não está recebendo o sinal de RPM, pode ser devido a uma falha no distribuidor/sensor de rotação, chicote, entrada de rotação danificada, etc.
- FT350 e FT400: Os módulos que possuem display LCD é possível verificar o sinal de RPM na partida através do Painel de Instrumentos ou no Painel de Diagnósticos.
Caso esteja captando o sinal de rotação o ícone “Sinal de RPM” vai oscilar entre vermelho e verde. | ||
Ao captar sinal de rotação a barra de RPM irá oscilar. |
Não pegou sinal de rotação?
Caso o módulo não esteja captando sinal de rotação a pinagem e configuração do tipo de sensor já foram verificadas, faça um teste com a borda do sensor (Exclusivo para sistema com roda fônica e Distribuidor/Roda Fônica). Entre no menu “Configuração da Ignição” e altere a borda do sinal de rotação para “Descida ou Subida” e repita o teste, confira se o módulo está captando o sinal de rotação conforme citado anteriormente.
- Sinal de rotação com distribuidor Hall: Insira a caneta de polaridade no fio de sinal, ao dar a partida os leds da caneta devem oscilar, caso não apresente este diagnostico, verifique se possui alimentação 12V+ (Pós-chave) e negativo(Bateria).
Possíveis erros de instalação/sensor:
- Sensor indutivo: Ausência de negativo, sensor danificado, distância entre o sensor e a roda fônica muito grande, etc.
- Sensor Hall: Ausência de alimentação 5V/12V ou negativo, sensor danificado, etc.
- Comum aos dois tipos de sensores (Chicote elétrico):Malha em contato com a entrada de rotação (Fio Branco), entrada de rotação em contato com o chassi ou em curto com outro fio, sensor desalinhado, fio rompido, etc.
Dicas:
- Utilizando distribuidores ou sensor Hall utilize o positivo pós-chave, direto do comutador, não compartilhe com injetores, bobina ou insira relés. Ao compartilhar com algum tipo de bobina e interromper a alimentação, a bobina irá emitir um pico de tensão reverso, danificando o sensor.
- Negativos do sensor de rotação indutivo, Hall e distribuidor devem ser instalados direto no borne negativo da bateria, de preferência sem emendas.
- Ao passar o chicote do sensor de rotação (Cabo blindado) procure passar longe dos módulos de potência, bobinas, alternador, motor de partida ou qualquer outra fonte de ruídos eletromagnéticos.
- O fio preto fino do módulo de injeção FuelTech deve ser instalado exclusivamente no negativo da bateria pois, trata-se de um terra de sinal!
- O fio preto/branco do módulo de injeção FuelTech deve ser instalado exclusivamente no bloco, cabeçote ou chassi do carro pois, trata-se de um terra de potência!