Captando sinal de rotação na FuelTech

Maio 20, 2013

O sinal de rotação é o sinal mais importante para o funcionamento do módulo de injeção  FuelTech, sem este sinal os injetores não irão pulsar e a ignição não enviará sinal para a bobina, o motor não vai funcionar! Abaixo seguem informações para ajudar na instalação e configuração do sinal de rotação, o ideal é que o mapa padrão já tenha sido gerado, não captando o sinal de rotação siga os passos abaixo.

Modelos de Sensores
É importante identificar o tipo de sensor utilizado, do tipo hall ou indutivo, assim como sua pinagem.


- Sensor Hall (3 Pinos): Possui pinos referentes à alimentação (12V Pós-chave ou 5V), Negativo (Bateria) e Sinal. Normalmente não apresenta resistência, caso apresente seu valor será alto (KOhms), carros que possuem sensor Hall: VW TotalFlex/GolGTi, Honda Civic Si, GM S10 4.3 V6, Fiat motor E-TorQ, Hyundai Tucson 2.0 16V, etc. (Consulte os manuais da linha FT para conferir a pinagem de outros sensores).


- Sensor Indutivo (2 ou 3 Pinos):Os sensores de dois pinos são correspondentes ao sinal e a malha, nos modelos de 3 pinos é acrescentado um negativo que deve ser retirado da bateria.
Este tipo de sensor apresenta valor de resistência entre 500-900 Ohms, carros que possuem sensor Indutivo: Chevrolet Ômega 2.0 Gasolina e 3.0, Corsa 16V/GSi, Tigra, Fiat Marea 5 Cil., Peugeot 306 2.0 16V, Peugeot 405MI, Fiat Linea 1.9 16V, Astra, Kadett MPFI, Vectra, Calibra, Palio, Uno, etc. (Consulte os manuais da linha FT para conferir a pinagem de outros sensores).

Como verificar se módulo está captando o sinal de rotação?
- RacePRO-1Fi, FT200, FT250, FT300:
Existe uma tela no computador de bordo chamada “Ponto de Ignição Deslig.” Caso o motor esteja captando sinal de rotação, esta tela irá oscilar entre “Partida e Deslig”.
 
Se a tela não oscilar, ficar sempre como Deslig., o módulo não está recebendo o sinal de RPM, pode ser devido a uma falha no distribuidor/sensor de rotação, chicote,  entrada de rotação danificada, etc.


- FT350 e FT400: Os módulos que possuem display LCD é possível verificar o sinal de RPM na partida através do Painel de Instrumentos ou no Painel de Diagnósticos.

  Caso esteja captando o sinal de rotação o ícone “Sinal de RPM” vai oscilar entre vermelho e verde.
Ao captar sinal de rotação a barra de RPM irá oscilar.

 

Não pegou sinal de rotação?
Caso o módulo não esteja captando sinal de rotação a pinagem e configuração do tipo de sensor já foram verificadas, faça um teste com a borda do sensor (Exclusivo para sistema com roda fônica e Distribuidor/Roda Fônica). Entre no menu “Configuração da Ignição” e altere a borda do sinal de rotação para “Descida ou Subida” e repita o teste, confira  se o módulo está captando o sinal de rotação conforme citado anteriormente.


- Sinal de rotação com distribuidor Hall: Insira a caneta de polaridade no fio de sinal, ao dar a partida os leds da caneta devem oscilar, caso não apresente este diagnostico, verifique se possui alimentação 12V+ (Pós-chave) e negativo(Bateria).

Possíveis erros de instalação/sensor:
- Sensor indutivo: Ausência de negativo, sensor danificado, distância entre o sensor e a roda fônica muito grande, etc.
- Sensor Hall: Ausência de alimentação 5V/12V ou negativo, sensor danificado, etc.

- Comum aos dois tipos de sensores (Chicote elétrico):Malha em contato com a entrada de rotação (Fio Branco), entrada de rotação em contato com o chassi ou em curto com outro fio, sensor desalinhado, fio rompido, etc.

Dicas:
      - Utilizando distribuidores ou sensor Hall utilize o positivo pós-chave, direto do comutador, não compartilhe com injetores, bobina ou insira relés. Ao compartilhar com algum tipo de bobina e  interromper a alimentação, a bobina irá emitir um pico de tensão reverso, danificando o sensor.
      - Negativos do sensor de rotação indutivo, Hall e distribuidor devem ser instalados direto no borne negativo da bateria, de preferência sem emendas.
       - Ao passar o chicote do sensor de rotação (Cabo blindado) procure passar longe dos módulos de potência, bobinas, alternador, motor de partida ou qualquer outra fonte de ruídos eletromagnéticos.
       - O fio preto fino do módulo de injeção FuelTech deve ser instalado exclusivamente no negativo da bateria pois, trata-se de um terra de sinal!
       - O fio preto/branco do módulo de injeção FuelTech deve ser instalado exclusivamente no bloco, cabeçote ou chassi do carro pois, trata-se de um terra de potência!




Leia Mais!

Hub de Atividade!  Entrevista com Luís de Leon na Drag Illustrated!
Hub de Atividade! Entrevista com Luís de Leon na Drag Illustrated!

Outubro 17, 2019

Entrevista com o Diretor Técnico da FuelTech USA: Luis de Leon , confira a super entrevista para a revista Americana Drag Illustrated.

Clique e confira!

Parceria FuelTech e WEG em Rede Nacional!
Parceria FuelTech e WEG em Rede Nacional!

Outubro 10, 2019

Clique e confira!

WEG e FuelTech anunciam parceria para inovar na eletrificação do automobilismo e em conversões de veículos de passeio
WEG e FuelTech anunciam parceria para inovar na eletrificação do automobilismo e em conversões de veículos de passeio

Setembro 27, 2019

Clique e confira!